Relatório de intervenção profissional: PIEF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Helder Joaquim Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7516
Resumo: O PIEF – projeto integrado de educação e formação – surge como consequência dos elevados índices de abandono escolar em Portugal. Trata-se de uma medida educativa e formativa que visa permitir a conclusão da escolaridade obrigatória e a inclusão social de menores em situação de abandono escolar e trabalho infantil. Consiste numa criação do PEETI – plano para a eliminação da exploração do trabalho infantil - e é composto por uma estrutura curricular diferente da que é proposta para o ensino regular. Aqui, encontraremos uma contextualização do projeto, faz-se a análise da sua relação com o trabalho infantil e o abandono escolar, do reingresso dos alunos na escola, da sua associação à exclusão social e à pobreza, do programa PIEF, do plano de educação e formação e dos alunos propostos ao programa. Generalizadamente, os alunos sinalizados e integrados nos PIEF revelam problemas de ordem variada (desde a exclusão social, à pobreza e baixa autoestima). Para os docentes integrados nestes projetos a gestão do conflito, da indisciplina, a análise do perfil do aluno, a conquista do mesmo, a procura da motivação certa, tornam este processo complexo, aliciante e desafiador, mas muito compensador em termos de realização pessoal. Procura-se que o sucesso académico ande de mãos dadas com o bem-estar, o equilíbrio/saúde mental, entre outros aspetos menos relevados quando se fala em ensino regular. O ensino, como refere Estrela M. (2010) deveria aprender-se com profissionais experimentados que dessem exemplo da reflexão que o profissional deve fazer antes, durante e após a ação. Esta implica uma racionalidade prática e uma atitude de investigação e interrogação constantes, que por sua vez implica reflexão. Falamos de um profissionalismo alargado, que deixa de ser restrito à sala de aula, remete para toda a envolvência do aluno (etnia, costumes, família, apoios, subsistência, condições de vida, …). Este relatório reporta-se à atividade profissional desenvolvida enquanto docente de alunos com características especiais, pouco identificados com o sistema de ensino regular, com carências socioeconómicas e afetivas diferenciadas, raças e costumes distintos. É fruto de investigação e reflexão sobre o processo pedagógico num PIEF, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física. No documento compara-se duas turmas, cujo trabalho desenvolvido dista temporalmente cerca de seis anos. As características destas são muito distintas, assim como o currículo de cada projeto. Os resultados muito iguais, a metodologia muito parecida. Em comum, a satisfação, o orgulho e o prazer de trabalhar com alunos que não pertencem a lado nenhum.
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Generalizadamente, os alunos sinalizados e integrados nos PIEF revelam problemas de ordem variada (desde a exclusão social, à pobreza e baixa autoestima). Para os docentes integrados nestes projetos a gestão do conflito, da indisciplina, a análise do perfil do aluno, a conquista do mesmo, a procura da motivação certa, tornam este processo complexo, aliciante e desafiador, mas muito compensador em termos de realização pessoal. Procura-se que o sucesso académico ande de mãos dadas com o bem-estar, o equilíbrio/saúde mental, entre outros aspetos menos relevados quando se fala em ensino regular. O ensino, como refere Estrela M. (2010) deveria aprender-se com profissionais experimentados que dessem exemplo da reflexão que o profissional deve fazer antes, durante e após a ação. Esta implica uma racionalidade prática e uma atitude de investigação e interrogação constantes, que por sua vez implica reflexão. Falamos de um profissionalismo alargado, que deixa de ser restrito à sala de aula, remete para toda a envolvência do aluno (etnia, costumes, família, apoios, subsistência, condições de vida, …). Este relatório reporta-se à atividade profissional desenvolvida enquanto docente de alunos com características especiais, pouco identificados com o sistema de ensino regular, com carências socioeconómicas e afetivas diferenciadas, raças e costumes distintos. É fruto de investigação e reflexão sobre o processo pedagógico num PIEF, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física. No documento compara-se duas turmas, cujo trabalho desenvolvido dista temporalmente cerca de seis anos. As características destas são muito distintas, assim como o currículo de cada projeto. Os resultados muito iguais, a metodologia muito parecida. Em comum, a satisfação, o orgulho e o prazer de trabalhar com alunos que não pertencem a lado nenhum.The PIEF, an integrated educational and training project, emerges as a consequence of the high rates of school dropouts in Portugal. It comprises an educational and training valence that allows the completion of the obligatory academic studies and at the same time, the social inclusion of minors at risk of dropping out of school and of child labor. It takes part of the PEETI, plan for elimination of exploitation of child labor, and is composed by a different curricular structure than that of the regular teaching system. With this work, we will be able to find a contextualization of the project, and make parallels with child labor and school dropout, reassessment of students in the teaching system, its association with social exclusion and poverty and the PIEF educational and training program, and the criteria of admission to it. Generally speaking, the flagged students which are admitted to the PIEF integrated program have all sorts of problems (from social exclusion to poverty or low self-esteem). For teachers embracing these projects, conflict management, indiscipline, student profile analysis and confidence gain, as well as search for the right motivation, make all this process very complex, attractive and challenging, but at the same time very rewarding in terms of self-realization. It is expected that academic success can lead to well-being and mental health balance, among other aspects less discussed in regular teaching system. Teaching, as pointed out by Estrela M. (2010), should be acquired from skilled professionals who would make an example out of the reflection of the action prior, during and after the process takes place. This would imply constant reasoning, investigation and self-questioning which in turn, demands reflection. We believe in a broader kind of professionalism, which does not limit itself to the physical classroom, but instead embraces the whole surrounding of the student (race, traditions, family, background supports, subsistence and leaving conditions). This report refers to the developed professional activity applied to students with special needs, which have little to do with the current teaching system, and suffer from socioeconomic and emotional distress, and belong to different race and tradition backgrounds. It is based in the investigation and reflection on the pedagogical process of a PIEF, and aims the grant of Masters Degree in Teaching of Physical Education. In this paper, we establish a comparison between two classes, separated by a time frame of six years. The basic characteristics of these two groups are very different, as was the academic curriculum applied to each project. The results are similar as well as the applied methodology. In common, rests the satisfaction, pride and pleasure of working with students that don´t fit elsewhere.2017-04-04T11:27:00Z2017-04-04T00:00:00Z2017-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7516porRodrigues, Helder Joaquim Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:23.711777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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