Recursos e percursos do programa integrado de educação e formação(PIEF): estudo de caso no Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saias, Francisco Manuel Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10785
Resumo: Esta investigação reporta um estudo multicaso com vista a compreender o processo de reinserção escolar de três grupos/turma PIEF integrados no projeto Terra Nómada. Como mais valia emergem a exploração de processos de ensino centrados no aluno e a existência de equipas fortemente motivadas e predispostas ao trabalho colaborativo, articulação e desenvolvimento de projetos transdisciplinares. O regime de codocência favoreceu a adoção de estratégias de ensino diversificadas e a organização de trabalho subjacente ao princípio da individualização. As iniciativas Terra Nómada fortaleceram a ligação com as famílias e tiveram um impacto evidente nas práticas profissionais dos docentes. As maiores debilidades situaram-se ao nível da gestão curricular observando-se alguma simplificação do currículo enunciado, generalização dos planos individuais e reduzido controlo da sua execução; ### Abstract: This investigation reports a multicase study aiming at understanding the process of school reintegration of three PIEF class-groups inserted in the project Terra Nómada. The use of learner-centred teaching processes and the existance of highly motivated teams, willing to do cooperative work and to connect and develop transdisciplinary projects emerge as added value. The co-teaching method favoured the adoption of diversified teaching strategies and the work organisation underlying the individualisation principle. Terra Nómada initiatives strenghtened the link with the families and had an evident impact on the professional practices of the teachers. The biggest fragilities were found at the level of curriculum management, with some simplification of the designed curriculum, generalisation of the individual plans and reduced control of their implementation.
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