A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37167 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
id |
RCAP_35c5c690c0670574d8d314a151837229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidasEnvolvimento dos alunosMinorias étnicasSucesso escolarInsucesso escolarTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018Portugal é considerado um país de imigração onde muitos procuram se estabelecer em busca de melhor qualidade para as suas vidas. Apesar do sistema escolar garantir a igualdade de oportunidades, com implementação de sucessivas reformas, os alunos de minorias étnicas, sobretudo os pertencentes a grupos sociais desfavorecidos, continuam a apresentar maiores taxas de insucesso escolar. A perspetiva temporal, tal como o envolvimento na escola, podem contribuir para o sucesso académico dos alunos. Nesta perspetiva, o presente estudo teve como objetivo estudar a relação entre a perspetiva temporal e o grau de envolvimento dos alunos para o sucesso académico dos estudantes do 9º ano pertencentes a minorias étnicas de grupos socialmente desfavorecidos de duas escolas do concelho de Amadora. Para essa finalidade foram utilizados dois instrumentos para a colheita dos dados, o Inventário de perspetiva temporal (IPT) e o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEEE), instrumentos já validados para a população portuguesa. Participaram nesta investigação 152 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os resultados mostram que estes alunos apresentam uma maior orientação para o futuro e passado, não diferindo muito do que já foi encontrado em outras amostras, realçando-se apenas uma visão mais ansiosa do futuro. Porém é de realçar, que mais nenhuma diferença foi encontrada nestes grupos no que concerne à perspetiva temporal e ao envolvimento escolar. A presente investigação constitui-se como um pequeno contributo para melhor compreender um tipo de população que é usualmente pouco estudado e fornece alguns indicadores para intervenções vocacionais mais focalizadas nas necessidades desta população alvo.Portugal is considered an immigration country where many seek to establish themselves in a search for a better quality life. Despite the school system guaranteeing equal opportunities, with the implementation of successive reforms, students of ethnic minorities, especially those belonging to disadvantaged social groups, continue to present higher rates of school failure. The temporal perspective and the school engagement can contribute to students' academic success. Having this in mind, the present study had the purpose of studying the relationship between the temporal perspective and the school engagement for the academic success of the 9th grade students belonging to ethnic minorities of disadvantaged social groups in two schools of Amadora. To implement this goal, two instruments were used for the data collection: the Time Perspective Inventory (IPT) and the Student Involvement Questionnaire in the School (QEEE) that were already validated for the Portuguese population. A total of 152 students aged 14 to 18 participated in this research. The results show that these students have a greater orientation towards the future and past, which is not too different from what has already been found in other samples. Nothertheless, they show a more anxious vision for their future. It should be noted that no further differences were found in these groups regarding the temporal perspective and school engagement. The present research is a small contribution to get a better understandment of a type of population that is usually little studied. It provides some useful indicators for vocational interventions more focused on the needs of this target population.Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBano, Nazira2019-02-25T10:44:01Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37167TID:202188213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:17.153872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
title |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
spellingShingle |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas Bano, Nazira Envolvimento dos alunos Minorias étnicas Sucesso escolar Insucesso escolar Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
title_full |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
title_fullStr |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
title_full_unstemmed |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
title_sort |
A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas |
author |
Bano, Nazira |
author_facet |
Bano, Nazira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Janeiro, Isabel Nunes, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bano, Nazira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos Minorias étnicas Sucesso escolar Insucesso escolar Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Envolvimento dos alunos Minorias étnicas Sucesso escolar Insucesso escolar Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-10-08 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-25T10:44:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37167 TID:202188213 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37167 |
identifier_str_mv |
TID:202188213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134448333094912 |