A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bano, Nazira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37167
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
id RCAP_35c5c690c0670574d8d314a151837229
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidasEnvolvimento dos alunosMinorias étnicasSucesso escolarInsucesso escolarTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018Portugal é considerado um país de imigração onde muitos procuram se estabelecer em busca de melhor qualidade para as suas vidas. Apesar do sistema escolar garantir a igualdade de oportunidades, com implementação de sucessivas reformas, os alunos de minorias étnicas, sobretudo os pertencentes a grupos sociais desfavorecidos, continuam a apresentar maiores taxas de insucesso escolar. A perspetiva temporal, tal como o envolvimento na escola, podem contribuir para o sucesso académico dos alunos. Nesta perspetiva, o presente estudo teve como objetivo estudar a relação entre a perspetiva temporal e o grau de envolvimento dos alunos para o sucesso académico dos estudantes do 9º ano pertencentes a minorias étnicas de grupos socialmente desfavorecidos de duas escolas do concelho de Amadora. Para essa finalidade foram utilizados dois instrumentos para a colheita dos dados, o Inventário de perspetiva temporal (IPT) e o Questionário de Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEEE), instrumentos já validados para a população portuguesa. Participaram nesta investigação 152 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os resultados mostram que estes alunos apresentam uma maior orientação para o futuro e passado, não diferindo muito do que já foi encontrado em outras amostras, realçando-se apenas uma visão mais ansiosa do futuro. Porém é de realçar, que mais nenhuma diferença foi encontrada nestes grupos no que concerne à perspetiva temporal e ao envolvimento escolar. A presente investigação constitui-se como um pequeno contributo para melhor compreender um tipo de população que é usualmente pouco estudado e fornece alguns indicadores para intervenções vocacionais mais focalizadas nas necessidades desta população alvo.Portugal is considered an immigration country where many seek to establish themselves in a search for a better quality life. Despite the school system guaranteeing equal opportunities, with the implementation of successive reforms, students of ethnic minorities, especially those belonging to disadvantaged social groups, continue to present higher rates of school failure. The temporal perspective and the school engagement can contribute to students' academic success. Having this in mind, the present study had the purpose of studying the relationship between the temporal perspective and the school engagement for the academic success of the 9th grade students belonging to ethnic minorities of disadvantaged social groups in two schools of Amadora. To implement this goal, two instruments were used for the data collection: the Time Perspective Inventory (IPT) and the Student Involvement Questionnaire in the School (QEEE) that were already validated for the Portuguese population. A total of 152 students aged 14 to 18 participated in this research. The results show that these students have a greater orientation towards the future and past, which is not too different from what has already been found in other samples. Nothertheless, they show a more anxious vision for their future. It should be noted that no further differences were found in these groups regarding the temporal perspective and school engagement. The present research is a small contribution to get a better understandment of a type of population that is usually little studied. It provides some useful indicators for vocational interventions more focused on the needs of this target population.Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBano, Nazira2019-02-25T10:44:01Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37167TID:202188213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:17.153872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
title A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
spellingShingle A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
Bano, Nazira
Envolvimento dos alunos
Minorias étnicas
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
title_full A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
title_fullStr A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
title_full_unstemmed A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
title_sort A perspetiva temporal, envolvimento e adaptação escolar dos alunos de 9º ano pertencentes a minorias étnicas desfavorecidas
author Bano, Nazira
author_facet Bano, Nazira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janeiro, Isabel Nunes, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bano, Nazira
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos
Minorias étnicas
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Envolvimento dos alunos
Minorias étnicas
Sucesso escolar
Insucesso escolar
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-25T10:44:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37167
TID:202188213
url http://hdl.handle.net/10451/37167
identifier_str_mv TID:202188213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134448333094912