Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Lanzilina Netto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6761
Resumo: A formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais é um tema de grande valor devido a expansão do acesso destes alunos às classes regulares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular .Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo, no qual participaram 14 profissionais da educação sendo desde os dirigentes, os psicólogos e os professores que foram inquiridos através de uma entrevista. Conclui-se que embora o Colégio tenha sua estrutura adaptada, um planeamento para atender as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais e que forneça curso de Libras para seus professores e profissionais da educação, incluir está para além da estrutura física e material da instituição. Os professores têm que buscar constantemente formação que venha contemplar todas as particularidades e especificidades das deficiências, para que em seu cotidiano, possa agir e contribuir com a formação desse educando com qualidade.
id RCAP_3642b280e3dfa8f7a937a20d392c601c
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio MilitarFormação do professorInclusão socialInclusão pedagógicaTeacher trainingSocial inclusionPedagogical inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais é um tema de grande valor devido a expansão do acesso destes alunos às classes regulares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular .Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo, no qual participaram 14 profissionais da educação sendo desde os dirigentes, os psicólogos e os professores que foram inquiridos através de uma entrevista. Conclui-se que embora o Colégio tenha sua estrutura adaptada, um planeamento para atender as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais e que forneça curso de Libras para seus professores e profissionais da educação, incluir está para além da estrutura física e material da instituição. Os professores têm que buscar constantemente formação que venha contemplar todas as particularidades e especificidades das deficiências, para que em seu cotidiano, possa agir e contribuir com a formação desse educando com qualidade.The training of teachers for the care of students with special needs is a topic of great value due to the expansion of access of these students to the regular classes. The present study has as general objective to verify if the teachers received training to attend and to be able to act in the day to day with students with special educational needs in the regular education. It is a descriptive study of qualitative character, in which they participated 14 professionals of the education being from the leaders, the psychologists and the teachers who were interviewed through an interview. It is concluded that although the College has its structure adapted, planning to meet the pedagogical demands of students with special educational needs and providing Pounds course for their teachers and education professionals, include is beyond the physical and material structure of the institution . Teachers have to constantly seek training that comes to contemplate all the particularities and specificities of the deficiencies, so that in their daily lives, they can act and contribute to the education of this educated person with quality.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaDuque, Lanzilina Netto2018-06-07T12:15:26Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:39.873699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
title Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
spellingShingle Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
Duque, Lanzilina Netto
Formação do professor
Inclusão social
Inclusão pedagógica
Teacher training
Social inclusion
Pedagogical inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
title_full Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
title_fullStr Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
title_full_unstemmed Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
title_sort Formação de professores e a inclusão de alunos especiais no Colégio Militar
author Duque, Lanzilina Netto
author_facet Duque, Lanzilina Netto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Lanzilina Netto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do professor
Inclusão social
Inclusão pedagógica
Teacher training
Social inclusion
Pedagogical inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação do professor
Inclusão social
Inclusão pedagógica
Teacher training
Social inclusion
Pedagogical inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades especiais é um tema de grande valor devido a expansão do acesso destes alunos às classes regulares. O presente estudo tem como objetivo geral verificar se os professores receberam formação para atender e saber atuar no dia a dia com alunos com necessidades educativas especiais na educação regular .Trata-se de um estudo descritivo de cariz qualitativo, no qual participaram 14 profissionais da educação sendo desde os dirigentes, os psicólogos e os professores que foram inquiridos através de uma entrevista. Conclui-se que embora o Colégio tenha sua estrutura adaptada, um planeamento para atender as demandas pedagógicas dos alunos com necessidades educacionais especiais e que forneça curso de Libras para seus professores e profissionais da educação, incluir está para além da estrutura física e material da instituição. Os professores têm que buscar constantemente formação que venha contemplar todas as particularidades e especificidades das deficiências, para que em seu cotidiano, possa agir e contribuir com a formação desse educando com qualidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07T12:15:26Z
2018-06-01T00:00:00Z
2018-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6761
url http://hdl.handle.net/10284/6761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130302996545536