Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47135 |
Resumo: | Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_36580f8b9320e9bf12fcef6d7704ae1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-BissauSupervisãoPrática pedagógicaReflexãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente trabalho visa identificar as práticas supervisivas presentes nos cursos de professores de 1° e 2° ciclos da Universidade Católica da Guiné-Bissau, de como estas práticas são encaradas para desenvolvimento profissional e pessoal dos professores em formação inicial. Para contextualizar a temática, seguimos um enquadramento teórico, apresentando o conceito da escola, do professor, da supervisão, do feedback, reflexão e desenvolvimento profissional. Para o estudo recorremos à metodologia qualitativa do tipo interpretativa, baseada num estudo de caso. Participaram neste estudo um diretor da Faculdade, um supervisor que simultaneamente é professor e um estagiário por representarem os principais envolvidos no processo supervisivo da instituição. Os dados foram recolhidos através de análise documental e entrevistas semiestruturadas, para análise e interpretação dos dados recorremos à técnica de análise do conteúdo. Os resultados desta investigação apontam para a existência das práticas supervisivas nos ciclos dos estágios pedagógicos da Universidade Católica da Guiné-Bissau, e é encarada como uma dimensão indispensável para consolidação dos conhecimentos teóricos, um espaço de implementação prática dos conhecimentos teóricos, reflexão sobre eles e a melhoria, permitindo uma afirmação profissional e pessoal dos professores em formação inicial. Também, mostram que apesar deste contributo, o processo da supervisão da UCGB encontra-se numa fase embrionária, contando com variadas limitações de ordem regulamentar, organizacional e financeira.The present work aims to identify the supervisory practices present in the 1st and 2nd cycle teachers' courses at the Catholic University of Guinea-Bissau, of how these practices are viewed for the professional and personal development of teachers in initial training. To contextualize the theme, we follow a theoretical framework with a narrative to the concept of the school, the teacher, supervision, feedback, reflection and professional development. For the study we used the qualitative methodology of the interpretative and correlational type, based on a case study. A director of the Faculty, a supervisor who is simultaneously a professor and an intern participated in this study because they represented the main parties involved in the institution's supervisory process. The data were collected through document analysis and semi-structured interviews, for the analysis and interpretation of the data, we used the content analysis technique. The result of this investigation, points to the existence of supervisory practices in the cycles of pedagogical internships at the Catholic University of Guinea-Bissau, and is seen as an indispensable dimension for the consolidation of theoretical knowledge, a space for the practical implementation of theoretical knowledge, reflection on them and improvement, allowing a professional and personal affirmation of teachers in initial training. It also shows that despite this contribution, the UCGB supervision process is in an embryonic phase, with several limitations of regulatory, organizational and financial orders.Mogarro, Maria João, 1959-Carvalho, Cindy MustchenRepositório da Universidade de LisboaPereira, Ismael Joaquim2021-03-29T15:13:46Z20202020-07-072020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47135TID:202668711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:13.305373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
title |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
spellingShingle |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau Pereira, Ismael Joaquim Supervisão Prática pedagógica Reflexão Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
title_full |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
title_fullStr |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
title_full_unstemmed |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
title_sort |
Supervisão da prática docente na formação inicial dos professores na Universidade Católica da Guiné-Bissau |
author |
Pereira, Ismael Joaquim |
author_facet |
Pereira, Ismael Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mogarro, Maria João, 1959- Carvalho, Cindy Mustchen Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ismael Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Prática pedagógica Reflexão Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão Prática pedagógica Reflexão Trabalhos de projeto de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trabalho de Projeto de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-07-07 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-29T15:13:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47135 TID:202668711 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47135 |
identifier_str_mv |
TID:202668711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538221223936 |