As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38595
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo perceber de que modo as histórias infantis podem ser mobilizadas como um recurso pedagógico para a compreensão, acolhimento e valorização da diversidade das crianças. A metodologia utilizada alicerça-se na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. A investigação foi realizada em dois contextos educativos de estágio, creche e de jardim de infância. Para que este estudo fosse possível contou com a participação das educadoras e das crianças, destas últimas através das atividades que realizei com elas. Para a recolha de informação recorri a várias técnicas e instrumentos, nomeadamente observações participantes, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, conversas informais, reflexões cooperadas, registos multimédia e notas de campo. Com base nas experiências dos estágios procurei evidenciar o que vivi e aprendi junto das crianças e das equipas pedagógicas, bem como as dificuldades sentidas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas, bem como as intervenções realizadas, permitiu compreender que o educador tem um papel crucial no que diz respeito ao acolhimento, compreensão e à valorização da diversidade das crianças, mas para tal, necessita de conhecer verdadeiramente o grupo de crianças e a história de vida de cada uma. Neste sentido, é primordial escutá-las e valorizá- las, de forma a permitir a construção de ambientes educativos inclusivos. Através das intervenções realizadas, constatei que as histórias são um bom recurso pedagógico para se explorar a diversidade das crianças no que respeita às diferentes formas de ser e de aprender das crianças, uma vez que através delas se pode evidenciar a individualidade de cada criança, compreendê-la, respeitá-la e proporcionar-lhes espaços de participação em todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
id RCAP_365bc3e9200e9cf75919b61e8d089268
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das criançasHistórias InfantisDiversidadeIndividualidadeEnvolvimento e ParticipaçãoChildren's StoriesDiversityIndividualityInvolvement and ParticipationO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo perceber de que modo as histórias infantis podem ser mobilizadas como um recurso pedagógico para a compreensão, acolhimento e valorização da diversidade das crianças. A metodologia utilizada alicerça-se na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. A investigação foi realizada em dois contextos educativos de estágio, creche e de jardim de infância. Para que este estudo fosse possível contou com a participação das educadoras e das crianças, destas últimas através das atividades que realizei com elas. Para a recolha de informação recorri a várias técnicas e instrumentos, nomeadamente observações participantes, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, conversas informais, reflexões cooperadas, registos multimédia e notas de campo. Com base nas experiências dos estágios procurei evidenciar o que vivi e aprendi junto das crianças e das equipas pedagógicas, bem como as dificuldades sentidas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas, bem como as intervenções realizadas, permitiu compreender que o educador tem um papel crucial no que diz respeito ao acolhimento, compreensão e à valorização da diversidade das crianças, mas para tal, necessita de conhecer verdadeiramente o grupo de crianças e a história de vida de cada uma. Neste sentido, é primordial escutá-las e valorizá- las, de forma a permitir a construção de ambientes educativos inclusivos. Através das intervenções realizadas, constatei que as histórias são um bom recurso pedagógico para se explorar a diversidade das crianças no que respeita às diferentes formas de ser e de aprender das crianças, uma vez que através delas se pode evidenciar a individualidade de cada criança, compreendê-la, respeitá-la e proporcionar-lhes espaços de participação em todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento.The main objective of this report, which is part of the Master's in Preschool Education, is to understand how children's stories can be used as a pedagogical resource for understanding, welcoming and valuing children's diversity. The methodology used is based on qualitative research and is guided by the principles of action research. The research was carried out in two educational internship contexts, daycare, and kindergarten. For this study to be possible, the educators and the children participated, the latter through the activities I carried out with them. To collect information, I used several techniques and instruments, namely participant observation, semi-structured interviews, documentary research, informal conversations, cooperative reflections, multimedia records and field notes. Based on the experiences of the internships I tried to highlight what I lived and learned with the children and the pedagogical teams, as well as the difficulties experienced and how they were overcome. The analysis and interpretation of all the information collected, as well as the interventions made, allowed me to understand that the educator has a crucial role in welcoming, understanding and valuing the diversity of children, but for that, he/she needs to really know the group of children and the life story of each one. In this sense, it is essential to listen to them and value them, in order to allow the construction of inclusive educational environments. Through the interventions carried out, I found that stories are a good pedagogical resource to explore the diversity of children in terms of the different ways of being and learning, since through them it is possible to highlight the individuality of each child, understand and respect them and provide them with spaces to participate in all learning and development processes.Correia, IsabelRepositório ComumDias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues2022-01-04T15:21:07Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38595TID:202888819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:05.098231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
title As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
spellingShingle As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues
Histórias Infantis
Diversidade
Individualidade
Envolvimento e Participação
Children's Stories
Diversity
Individuality
Involvement and Participation
title_short As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
title_full As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
title_fullStr As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
title_full_unstemmed As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
title_sort As histórias infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
author Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues
author_facet Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Marta Alexandra Ferreira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias Infantis
Diversidade
Individualidade
Envolvimento e Participação
Children's Stories
Diversity
Individuality
Involvement and Participation
topic Histórias Infantis
Diversidade
Individualidade
Envolvimento e Participação
Children's Stories
Diversity
Individuality
Involvement and Participation
description O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como principal objetivo perceber de que modo as histórias infantis podem ser mobilizadas como um recurso pedagógico para a compreensão, acolhimento e valorização da diversidade das crianças. A metodologia utilizada alicerça-se na investigação qualitativa e é orientada pelos princípios da investigação-ação. A investigação foi realizada em dois contextos educativos de estágio, creche e de jardim de infância. Para que este estudo fosse possível contou com a participação das educadoras e das crianças, destas últimas através das atividades que realizei com elas. Para a recolha de informação recorri a várias técnicas e instrumentos, nomeadamente observações participantes, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, conversas informais, reflexões cooperadas, registos multimédia e notas de campo. Com base nas experiências dos estágios procurei evidenciar o que vivi e aprendi junto das crianças e das equipas pedagógicas, bem como as dificuldades sentidas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas, bem como as intervenções realizadas, permitiu compreender que o educador tem um papel crucial no que diz respeito ao acolhimento, compreensão e à valorização da diversidade das crianças, mas para tal, necessita de conhecer verdadeiramente o grupo de crianças e a história de vida de cada uma. Neste sentido, é primordial escutá-las e valorizá- las, de forma a permitir a construção de ambientes educativos inclusivos. Através das intervenções realizadas, constatei que as histórias são um bom recurso pedagógico para se explorar a diversidade das crianças no que respeita às diferentes formas de ser e de aprender das crianças, uma vez que através delas se pode evidenciar a individualidade de cada criança, compreendê-la, respeitá-la e proporcionar-lhes espaços de participação em todos os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-04T15:21:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38595
TID:202888819
url http://hdl.handle.net/10400.26/38595
identifier_str_mv TID:202888819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391516721152