O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anes, José Jorge Lampreia Branco de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57593
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_7150d707699f0bb105c95d7595875652
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia AAprendizagem cooperativaEnsino da economiaTrabalho de grupoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi desenvolvido no decurso do ano letivo de 2021/2022, com uma turma do 11.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas do Colégio Marista de Carcavelos, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES). A PES incidiu sobre a unidade didática 11 da disciplina de Economia A, intitulada: “A intervenção do Estado na Economia”, e foi desenvolvida ao longo de 12 aulas de 45 minutos, num total de seis blocos letivos de 90 minutos/cada. Na procura incessante de adaptação à realidade a que a nossa sociedade está exposta em pleno séc. XXI, procurou-se construir com os alunos determinados valores, conhecimentos e competências de forma a potenciar a sua resiliência perante o novo paradigma de mudanças e transformações constantes a que estão expostos. Foi adotada uma estratégia de prática letiva alicerçada no contributo da aprendizagem cooperativa, o que concorreu para o desenvolvimento de competências fundamentais para o crescimento destes alunos e que lhes simplificou a aquisição de novos conhecimentos. Os resultados obtidos são demonstrativos da adequação da metodologia de ensino a esta turma, pois indiciaram melhores aprendizagens curriculares na disciplina de Economia A, e apontam no sentido positivo do contributo oferecido para o seu futuro enquanto estudantes do ensino superior e de cidadãos integrantes de organizações cada vez mais competitivas e exigentes, onde a prática cooperativa é considerada essencial e fundamental.This report was prepared in the context of the Master in Economics and Accounting Teaching at the Institute of Education of the University of Lisbon It was developed throughout the 2021/2022 school year, with a 11th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Socioeconomic Sciences during the Supervised Teaching Practice (PES), of Colégio Marista de Carcavelos. The PES focused on didactic unit 11 of the subject of Economics A, entitled: "The intervention of the State in the Economy", and was developed during 12 teaching periods of 45 minutes, in a total of six teaching times of 90 minutes/each. In the incessant search to adapt to the reality to which our society is exposed in the 21st century, I tried to endow students with certain values, knowledge and skills in order to strengthen their resilience to this new paradigm of constant change and transformation to which they are exposed. Thus, I adopted a teaching practice strategy based on the contribution of cooperative learning, which contributes to the development of fundamental skills for the growth of these students and which simplified their acquisition of new knowledge. The results I obtained demonstrate the appropriateness of the teaching methodology to this class, as they indicated better curricular learning in the subject of Economics A, and point in the positive direction of the contribution offered to their future as higher education students and citizens integrating organizations increasingly competitive and demanding, where the cooperative practice is considered essential and fundamental.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaAnes, José Jorge Lampreia Branco de2023-05-24T15:49:27Z2022-11-182022-10-112022-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:05.270124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
title O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
spellingShingle O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
Anes, José Jorge Lampreia Branco de
Aprendizagem cooperativa
Ensino da economia
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
title_full O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
title_fullStr O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
title_full_unstemmed O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
title_sort O contributo da aprendizagem cooperativa para a construção do conhecimento numa turma de Economia A
author Anes, José Jorge Lampreia Branco de
author_facet Anes, José Jorge Lampreia Branco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrocínio, José Tomás, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anes, José Jorge Lampreia Branco de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino da economia
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino da economia
Trabalho de grupo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18
2022-10-11
2022-11-18T00:00:00Z
2023-05-24T15:49:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57593
url http://hdl.handle.net/10451/57593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134634726916096