Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Cláudio Roberto de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11593
Resumo: O presente trabalho é o relatório final desenvolvido no âmbito do Mestrado de Engenharia Informática, na Unidade Curricular de Tese. O mesmo tem como objetivo a descrição e contextualização da dissertação associada ao comércio online através das redes sociais, sendo aplicados conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado, nas diversas cadeiras frequentadas pelo aluno. Dado o facto de existir um potencial associado ao comércio online nas redes sociais, pretendeu-se através da elaboração desta dissertação, analisar o problema atualmente existente e posteriormente conceber uma plataforma capaz de satisfazer as necessidades das empresas/utilizadores de modo a que as mesmas possam comprar/vender/valorizar os seus produtos, nas redes anteriormente descritas sem custos diretos associados. Desta forma, o presente relatório apresenta-se dividido em vários capítulos, sendo demonstrado em cada um dos mesmos as várias componentes, ou seja: • Interpretar o problema existente; • Apresentar o respetivo contexto e estado de arte; • Avaliar soluções e abordagens existentes; • Apresentar o design e construção do protótipo realizado; • Avaliar os resultados do protótipo efetuado. Foram ainda colocadas em prática, metodologias de marketing ao longo do desenvolvimento desta solução de modo a valorizar o projeto sem que estas atividades tenham qualquer impacto na calendarização e execução do projeto primordial. Em suma a plataforma desenvolvida, vai de encontro a uma necessidade existente no mercado e surge no seguimento de uma ideia inicial do aluno, que já se encontra em prática e conta com a participação de mais de quarenta e cinco mil utilizadores. Esta ideia, foi anteriormente submetida a um concurso de empreendedorismo, tendo obtido o terceiro lugar na final.
id RCAP_3664edcd20c500e4cc51448365783b93
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”Comércio OnlinePlataforma WebRedes SociaisClassificadosMarketingttb.ptOnline CommerceWeb PlatformSocial NetworksClassifiedsSistemas ComputacionaisO presente trabalho é o relatório final desenvolvido no âmbito do Mestrado de Engenharia Informática, na Unidade Curricular de Tese. O mesmo tem como objetivo a descrição e contextualização da dissertação associada ao comércio online através das redes sociais, sendo aplicados conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado, nas diversas cadeiras frequentadas pelo aluno. Dado o facto de existir um potencial associado ao comércio online nas redes sociais, pretendeu-se através da elaboração desta dissertação, analisar o problema atualmente existente e posteriormente conceber uma plataforma capaz de satisfazer as necessidades das empresas/utilizadores de modo a que as mesmas possam comprar/vender/valorizar os seus produtos, nas redes anteriormente descritas sem custos diretos associados. Desta forma, o presente relatório apresenta-se dividido em vários capítulos, sendo demonstrado em cada um dos mesmos as várias componentes, ou seja: • Interpretar o problema existente; • Apresentar o respetivo contexto e estado de arte; • Avaliar soluções e abordagens existentes; • Apresentar o design e construção do protótipo realizado; • Avaliar os resultados do protótipo efetuado. Foram ainda colocadas em prática, metodologias de marketing ao longo do desenvolvimento desta solução de modo a valorizar o projeto sem que estas atividades tenham qualquer impacto na calendarização e execução do projeto primordial. Em suma a plataforma desenvolvida, vai de encontro a uma necessidade existente no mercado e surge no seguimento de uma ideia inicial do aluno, que já se encontra em prática e conta com a participação de mais de quarenta e cinco mil utilizadores. Esta ideia, foi anteriormente submetida a um concurso de empreendedorismo, tendo obtido o terceiro lugar na final.The present work is the final report developed in the scope of the Information Technology Master’s degree of Engineering, in the Curricular Thesis Unit. The objective is to describe and contextualize the online distribution through social networks, applying knowledge and skills throughout the master's degree, in the various units attended by the student. The intent of elaborating this thesis was to analyse and design a capable platform to buy/sell products using the strong impact of the social networks on people’s lives. This report is splited into several chapters each one demonstrating the several phases: • Interpret the existing problem; • Present their context and state of art; • Evaluate existing solutions and approaches; • Present the design and construction of the realized prototype; • Evaluate the results of the prototype carried out. Marketing methodologies were also put into practice throughout the development of this solution in order to value the project. The listed activities are an extra and did not had any impact on the primary objective of the project execution or calendar. In short, the platform developed meets a gap in the market and started as a student idea. This platform is already in practice and has over forty five thousand users. It was scored third on an entrepreneurship contest.Castro, António Abel Vieira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuerra, Cláudio Roberto de Sousa2018-11-25T01:30:18Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11593TID:201766914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:57.086812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
title Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
spellingShingle Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
Guerra, Cláudio Roberto de Sousa
Comércio Online
Plataforma Web
Redes Sociais
Classificados
Marketing
ttb.pt
Online Commerce
Web Platform
Social Networks
Classifieds
Sistemas Computacionais
title_short Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
title_full Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
title_fullStr Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
title_full_unstemmed Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
title_sort Comércio online através das redes sociais - A plataforma ”ttb.pt”
author Guerra, Cláudio Roberto de Sousa
author_facet Guerra, Cláudio Roberto de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, António Abel Vieira de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Cláudio Roberto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Online
Plataforma Web
Redes Sociais
Classificados
Marketing
ttb.pt
Online Commerce
Web Platform
Social Networks
Classifieds
Sistemas Computacionais
topic Comércio Online
Plataforma Web
Redes Sociais
Classificados
Marketing
ttb.pt
Online Commerce
Web Platform
Social Networks
Classifieds
Sistemas Computacionais
description O presente trabalho é o relatório final desenvolvido no âmbito do Mestrado de Engenharia Informática, na Unidade Curricular de Tese. O mesmo tem como objetivo a descrição e contextualização da dissertação associada ao comércio online através das redes sociais, sendo aplicados conhecimentos e competências adquiridas ao longo do mestrado, nas diversas cadeiras frequentadas pelo aluno. Dado o facto de existir um potencial associado ao comércio online nas redes sociais, pretendeu-se através da elaboração desta dissertação, analisar o problema atualmente existente e posteriormente conceber uma plataforma capaz de satisfazer as necessidades das empresas/utilizadores de modo a que as mesmas possam comprar/vender/valorizar os seus produtos, nas redes anteriormente descritas sem custos diretos associados. Desta forma, o presente relatório apresenta-se dividido em vários capítulos, sendo demonstrado em cada um dos mesmos as várias componentes, ou seja: • Interpretar o problema existente; • Apresentar o respetivo contexto e estado de arte; • Avaliar soluções e abordagens existentes; • Apresentar o design e construção do protótipo realizado; • Avaliar os resultados do protótipo efetuado. Foram ainda colocadas em prática, metodologias de marketing ao longo do desenvolvimento desta solução de modo a valorizar o projeto sem que estas atividades tenham qualquer impacto na calendarização e execução do projeto primordial. Em suma a plataforma desenvolvida, vai de encontro a uma necessidade existente no mercado e surge no seguimento de uma ideia inicial do aluno, que já se encontra em prática e conta com a participação de mais de quarenta e cinco mil utilizadores. Esta ideia, foi anteriormente submetida a um concurso de empreendedorismo, tendo obtido o terceiro lugar na final.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-25T01:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11593
TID:201766914
url http://hdl.handle.net/10400.22/11593
identifier_str_mv TID:201766914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131413676556288