Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8261 |
Resumo: | O presente relatório de estágio configura-se como o requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o objetivo fulcral de refletir, de forma indagadora e problematizadora, sobre o desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da concretização do estágio profissionalizante nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. No relatório serão abordados quais os pressupostos teóricos e legais que fundamentaram a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis educativos, assim como o modo como estes foram mobilizados pela mesma. A metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da formanda, possibilitando que esta adotasse uma postura investigativa, crítica e reflexiva, com vista ao melhoramento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta linha de raciocínio, a ação educativa desenvolvida pela mestranda obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das etapas de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Importa salientar, ao longo do estágio, a mestranda procurou que a sua ação pedagógica mobilizasse características inerentes ao paradigma socio construtivista, no qual a criança desempenha o papel crucial na ação. Face ao exposto, o estágio profissionalizante desenvolvido em ambos os contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a mestranda desenvolvesse, construtivamente, as competências profissionais inerentes a um perfil docente duplo. Assim, a mestranda tomou consciência acerca das semelhanças e contrastes evidenciados pelos dois níveis educativos, valorando a importância de uma sequencialidade entre estes. Em suma, a formação permitiu o início da aprendizagem do que é ser educador e professor e a consciencialização da essência da missão de educar. |
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Relatório de estágioCriançaPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagem significativaChildPedagogical practiceAction-researchSignificant learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio configura-se como o requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta o objetivo fulcral de refletir, de forma indagadora e problematizadora, sobre o desenvolvimento profissional da mestranda, emergente da concretização do estágio profissionalizante nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. No relatório serão abordados quais os pressupostos teóricos e legais que fundamentaram a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis educativos, assim como o modo como estes foram mobilizados pela mesma. A metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento profissional, pessoal e social da formanda, possibilitando que esta adotasse uma postura investigativa, crítica e reflexiva, com vista ao melhoramento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta linha de raciocínio, a ação educativa desenvolvida pela mestranda obedeceu a um processo cíclico, através da articulação das etapas de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Importa salientar, ao longo do estágio, a mestranda procurou que a sua ação pedagógica mobilizasse características inerentes ao paradigma socio construtivista, no qual a criança desempenha o papel crucial na ação. Face ao exposto, o estágio profissionalizante desenvolvido em ambos os contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a mestranda desenvolvesse, construtivamente, as competências profissionais inerentes a um perfil docente duplo. Assim, a mestranda tomou consciência acerca das semelhanças e contrastes evidenciados pelos dois níveis educativos, valorando a importância de uma sequencialidade entre estes. Em suma, a formação permitiu o início da aprendizagem do que é ser educador e professor e a consciencialização da essência da missão de educar.The current internship report is envisaged as a partial requirement for obtaining the master’s degree in Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of Basic Education. It reports the professional evolution of the graduate student in a questionable and problematic manner, as a result of the professionalizing internship in the contexts of Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of Basic Education. In this report it will be approached which of the theoretical and legal assumptions gave grounds to the pedagogical practice in both of the educational levels, and the way they were mobilized by graduate student. The methodology of action-research gave birth to the pillar of the professional, personal and social development which led the graduate student to adopt a researchable, critical and reflective posture, aiming the improvement of the teaching and learning process. Within this line of thoughts, the educational action developed by the graduate student obeyed to a cyclical process through the articulation of the observation, planning, action, reflection and evaluation stages. It is important to enhance that the graduate student sought to make a pedagogical action to mobilize the inherent features to the social-constructivist paradigm in which the child performs the key role in the action. In this light the professionalizing internship developed in both educational contexts was characterized by being the driving force for the graduate student to develop the inherent professional skills to a double teaching profile. Therefore, the graduate student took consciousness about the resemblances and contrasts evinced by both of the educational levels, valuating/appreciating the importance of a sequentiality between them. In conclusion, the training allowed the beginning of the learning being an educator and a professor is, and the awareness of the essence of the mission of educating.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Diana Soraia Lopes2016-05-25T15:27:33Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8261TID:201174537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:06.860153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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