Leitura de palavras e pseudopalavras nas dificuldades de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Sofia Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9721
Resumo: Ser capaz de descodificar uma palavra escrita é uma das competências indispensáveis para um bom desempenho de leitura. Têm sido realizados vários estudos sobre o desenvolvimento normal da descodificação de leitura para Português Europeu mas este estudo permite comparar a leitura de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem de leitura. Foram comparados três grupos de crianças (com Dislexia, com dificuldades de leitura e escrita associadas a dificuldades de aprendizagem, e com desempenho escolar normal) relativamente às suas competências de leitura de palavras e pseudopalavras, tendo em conta a sua frequência e extensão. Os participantes têm idades compreendidas entre os 7 anos, 8 meses e os 14 anos e residem no Município de Amarante. Como seria de esperar, as crianças com desenvolvimento normal leem mais rápido e produzem muito menos erros do que as dos outros grupos, embora se tornem leitores fluentes mais tarde do que a literatura refere que seria normativo. As crianças com Dislexia e as crianças com dificuldades de leitura produzem uma quantidade de erros de leitura semelhante, embora haja variação no tipo de erros que ocorrem. O tempo de leitura das crianças com Dislexia vai aumentando com a idade, refletindo um maior esforço no uso da via fonológica, tentando limitar a ocorrência de erros. Nas crianças com dificuldades de leitura o tempo de leitura não regista variações com a idade. Tanto as crianças com Dislexia como as crianças com dificuldades de leitura revelam dificuldade em agilizar o uso das duas vias de leitura (lexical e fonológica).
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