Percursos curriculares alternativos: contributos da Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5789 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo prestar informações relativas a quatro anos de atividade pedagógica na disciplina de Educação Física, desenvolvida com alunos integrados em turmas de Percurso Curricular Alternativo (PCA), criadas ao abrigo do Despacho Normativo nº1 de 2006 de 6 de janeiro e promover uma reflexão sobre o insucesso escolar, na sua complexidade e natureza multifatorial. Numa altura em que a tutela decidiu encerrar estes cursos, este parece-nos um tema de grande interesse pedagógico, hodierno e oportuno face, também, ao reduzido número de trabalhos realizados no território nacional que se debruçaram sobre o assunto. O relatório encontra-se organizado numa lógica sequencial, identificando-se os fundamentos, os documentos referentes à intervenção pedagógica e aos seus resultados. Foi feito um estudo de caso com os alunos em relatório (doze rapazes e uma rapariga), procurando aferir sobre o seu sentimento acerca das turmas de PCA, da sua motivação para a atividade física e a sua crença no valor educativo da disciplina de Educação Física. Para o efeito foi aplicado um questionário com questões de natureza quantitativa e qualitativa. Para a avaliação da motivação para a atividade física foram aproveitadas questões do Exercise Motivations Inventory (EMI-2) de Markland & Inglewood (1997). Para o tratamento estatístico consideraram-se os valores relativos, valores absolutos, média e desvio-padrão. As principais conclusões apontam para grande satisfação, por parte dos alunos pela sua frequência naquelas turmas. Os resultados sugerem que a amostra pratica atividade física regular e demonstram contentamento em executá-las bem como grande apreço pela disciplina de Educação Física. Os fatores mais escolhidos pelos alunos para a prática de atividade física foram os Motivos psicológicos, os Motivos interpessoais e os Motivos de Condição física. Os alunos consideram que o seu rendimento académico foi positivamente influenciado pela disciplina de Educação Física. |
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