A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Margarida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reis, Pedro, Tinoca, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34102
Resumo: Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.
id RCAP_3756b98eb9b73aa250323873df21861a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34102
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º anoGêneroEstereótipoEnsino das ciênciasEstratégias de ensino e aprendizagemIntegrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.CesgranrioRepositório da Universidade de LisboaOliveira, MargaridaReis, PedroTinoca, Luís2018-07-03T10:32:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34102porOliveira, M., Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A influência do género nas salas de aulas de ciências: Um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 257-277. doi: 10.1590/S0104-403620170025009690104-4036 (Print)10.1590/S0104-40362017002500969info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:42:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:42:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
title A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
spellingShingle A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
Oliveira, Margarida
Gênero
Estereótipo
Ensino das ciências
Estratégias de ensino e aprendizagem
title_short A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
title_full A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
title_fullStr A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
title_full_unstemmed A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
title_sort A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
author Oliveira, Margarida
author_facet Oliveira, Margarida
Reis, Pedro
Tinoca, Luís
author_role author
author2 Reis, Pedro
Tinoca, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Margarida
Reis, Pedro
Tinoca, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Estereótipo
Ensino das ciências
Estratégias de ensino e aprendizagem
topic Gênero
Estereótipo
Ensino das ciências
Estratégias de ensino e aprendizagem
description Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-03T10:32:58Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34102
url http://hdl.handle.net/10451/34102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M., Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A influência do género nas salas de aulas de ciências: Um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 257-277. doi: 10.1590/S0104-40362017002500969
0104-4036 (Print)
10.1590/S0104-40362017002500969
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548997704810496