A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34102 |
Resumo: | Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes. |
id |
RCAP_3756b98eb9b73aa250323873df21861a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º anoGêneroEstereótipoEnsino das ciênciasEstratégias de ensino e aprendizagemIntegrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.CesgranrioRepositório da Universidade de LisboaOliveira, MargaridaReis, PedroTinoca, Luís2018-07-03T10:32:58Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34102porOliveira, M., Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A influência do género nas salas de aulas de ciências: Um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 257-277. doi: 10.1590/S0104-403620170025009690104-4036 (Print)10.1590/S0104-40362017002500969info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:42:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:42:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
title |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
spellingShingle |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano Oliveira, Margarida Gênero Estereótipo Ensino das ciências Estratégias de ensino e aprendizagem |
title_short |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
title_full |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
title_fullStr |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
title_full_unstemmed |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
title_sort |
A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano |
author |
Oliveira, Margarida |
author_facet |
Oliveira, Margarida Reis, Pedro Tinoca, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro Tinoca, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Margarida Reis, Pedro Tinoca, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Estereótipo Ensino das ciências Estratégias de ensino e aprendizagem |
topic |
Gênero Estereótipo Ensino das ciências Estratégias de ensino e aprendizagem |
description |
Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03T10:32:58Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34102 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, M., Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A influência do género nas salas de aulas de ciências: Um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 257-277. doi: 10.1590/S0104-40362017002500969 0104-4036 (Print) 10.1590/S0104-40362017002500969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548997704810496 |