Temas de carreira e estratégias de adaptabilidade na sobredotação : representações vocacionais do passado, do presente e do futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/18284 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
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Temas de carreira e estratégias de adaptabilidade na sobredotação : representações vocacionais do passado, do presente e do futuroSobredotaçãoPerspectivas construtivistasDesenvolvimento vocacionalTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014As novas teorias construtivistas em psicologia vocacional têm como objetivo ajudar os indivíduos a lidar com as tarefas de desenvolvimento vocacionais e a planear as suas vidas num contexto em constante mudança. Neste quadro conceptual, existem ainda poucas investigações sobre a construção de carreira em populações específicas, e em particular no âmbito da sobredotação. Assim, baseando-se na teoria construtivista de Savickas (2005a), este trabalho procura compreender o processo de construção de carreira de indivíduos com características de sobredotação, mais especificamente, os seus temas de vida, projetos vocacionais e estratégias de adaptabilidade. Esta investigação envolveu 45 participantes, entre os sete e os 33 anos, que foram organizados em quatro grupos etários. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Exploração das Experiências e Aspirações Pessoais e Profissionais, Inventário de Perspetiva Temporal, Escala de Atribuições Causais e Escala de Esperança. A análise por grupos mostra que os participantes apresentam temas de vida e projetos vocacionais heterogéneos. Apesar desta heterogeneidade, a comparação inter-grupos evidencia uma tendência de temas relacionados com a vontade de intervir na sociedade e um maior número de projetos investigativos. Relativamente às estratégias, os resultados indicam a presença de elevados níveis de esperança e de orientação para o futuro, e uma diminuição das atribuições internas de fracasso ao longo dos grupos etários. Os resultados apontam ainda para um estilo adaptativo de abordagem das tarefas vocacionais e mostram que os adolescentes com características de sobredotação apresentam níveis elevados de adaptabilidade de carreira. Em termos metodológicos, o estudo evidencia que as abordagens construtivistas têm potencialidades para a compreensão da construção da carreira na sobredotação, e mais especificamente, que as taxonomias adotadas na análise dos temas e dos projetos apresentam vantagens para o estudo das narrativas de carreira. Finalmente, discutem-se as implicações destes resultados para a conceção de intervenções vocacionais mais adaptadas às características dos estudantes sobredotados.The new constructivist theories in vocational psychology aim to help individuals to deal with the vocational development tasks and to plan their lives in a constantly changing context. Concerning this conceptual framework, there are yet few studies regarding the career construction in specific populations, and particularly within giftedness. Thus, based on Savickas’ (2005a) constructivist theory, this research aims to understand the career construction process of individuals with characteristics of giftedness, in particular, their life themes, vocational projects and adaptability strategies. The research group was constituted by 45 participants, ranging from seven to 33 years old, which were organized in four age groups. The participants fulfilled the following instruments: Questionnaire of Exploration of Experiences and Personal and Professional Aspirations, Time Perspective Inventory, Attributional Beliefs Scale and Hope Scale. The analysis by groups shows that the participants present heterogeneous life themes and vocational projects. Despite this heterogeneity, the comparison between groups indicates a tendency to life themes related to the will to contribute to society, and a greater number of investigative vocational projects. Concerning the adaptability strategies, the results show the presence of high levels of hope and orientation to the future, and a decrease in internal beliefs of failure throughout all groups. Moreover, the results point to the presence of an adaptive career coping style and show that adolescents with characteristics of giftedness have high levels of career adaptability. In terms of methodology, this study highlights that constructivist approaches present potentialities for the comprehension of career construction process in giftedness and, more specifically, that the taxonomies used in the analysis of themes and projects are useful to the study of career narratives. Lastly, the implications of these results for the design of vocational interventions more suited to the gifted students’ characteristics are discussed.Janeiro, Isabel Nunes, 1960-Repositório da Universidade de LisboaReis, Inês Matias2015-06-16T10:56:17Z20142014-10-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18284TID:201162202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:53.180532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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