Os millennials e a indústria da beleza : o impacto das marcas socialmente responsáveis na decisão de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40537 |
Resumo: | Os Millennials são, nos dias de hoje, percecionados como dos consumidores mais conscientes a vários níveis, trazendo consigo um grande desejo de salvar o mundo. É uma geração que possui uma mentalidade cívica elevada com altas expectativas de responsabilidade social e comportamento ético, considerando que é, não só, sua responsabilidade tornar o mundo um lugar melhor, como também das empresas. A consciência social e ambiental dos consumidores da geração Millennial e o seu compromisso com a responsabilidade social vai muito além das palavras, chegando mesmo a influenciar os seus comportamentos e critérios de consumo. À medida que os Millennials crescem, entram no mercado de trabalho e formam famílias, os seus padrões de consumo vão impactando cada vez mais as empresas multinacionais; fazendo com que estas se adaptem a estes hábitos de consumo, que incluem uma grande tendência para produtos sustentáveis e ecologicamente responsáveis, designados produtos verdes. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o impacto da responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza, na decisão de compra da geração Millennial. Tentando, primeiramente, perceber se determinadas características individuais, tais como altruísmo, prudência económica, orientação para o futuro e aversão ao risco, influenciam comportamentos pró-ambientais. Para, de seguida, estudar se a responsabilidade social das marcas impacta de facto o comportamento pró-ambiental, nomeadamente o da compra de produtos de beleza. Foi utilizada uma metodologia mista, que incluiu o método quantitativo – aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores da geração Millennial; e o método qualitativo – realização de seis entrevistas complementares. Os principais resultados obtidos revelam que efetivamente, a responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza é algo que impacta os consumidores desta geração, que revelam estar dispostos a pagar mais por este tipo de produtos. No entanto, esta pode não ser a principal preocupação destes consumidores na hora de decidir. Ademais, observou-se que as características pessoais acima descritas estão presentes nos Millennials e influenciam a força com que estes se envolvem em comportamentos pró-ambientais. |
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Os millennials e a indústria da beleza : o impacto das marcas socialmente responsáveis na decisão de compraGeração millennialDecisão de compraResponsabilidade socialComportamento do consumidorMarcas de belezaMillennial generationBuying decisionSocial responsibilityConsumer behaviorBeauty brandsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs Millennials são, nos dias de hoje, percecionados como dos consumidores mais conscientes a vários níveis, trazendo consigo um grande desejo de salvar o mundo. É uma geração que possui uma mentalidade cívica elevada com altas expectativas de responsabilidade social e comportamento ético, considerando que é, não só, sua responsabilidade tornar o mundo um lugar melhor, como também das empresas. A consciência social e ambiental dos consumidores da geração Millennial e o seu compromisso com a responsabilidade social vai muito além das palavras, chegando mesmo a influenciar os seus comportamentos e critérios de consumo. À medida que os Millennials crescem, entram no mercado de trabalho e formam famílias, os seus padrões de consumo vão impactando cada vez mais as empresas multinacionais; fazendo com que estas se adaptem a estes hábitos de consumo, que incluem uma grande tendência para produtos sustentáveis e ecologicamente responsáveis, designados produtos verdes. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o impacto da responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza, na decisão de compra da geração Millennial. Tentando, primeiramente, perceber se determinadas características individuais, tais como altruísmo, prudência económica, orientação para o futuro e aversão ao risco, influenciam comportamentos pró-ambientais. Para, de seguida, estudar se a responsabilidade social das marcas impacta de facto o comportamento pró-ambiental, nomeadamente o da compra de produtos de beleza. Foi utilizada uma metodologia mista, que incluiu o método quantitativo – aplicação de um inquérito por questionário aos consumidores da geração Millennial; e o método qualitativo – realização de seis entrevistas complementares. Os principais resultados obtidos revelam que efetivamente, a responsabilidade social de uma marca de produtos de beleza é algo que impacta os consumidores desta geração, que revelam estar dispostos a pagar mais por este tipo de produtos. No entanto, esta pode não ser a principal preocupação destes consumidores na hora de decidir. Ademais, observou-se que as características pessoais acima descritas estão presentes nos Millennials e influenciam a força com que estes se envolvem em comportamentos pró-ambientais.Millennials are, nowadays, perceived as the most conscious consumers on several levels, bringing with them a great desire to save the world. It is a generation that has a high civic mindset with high expectations of social responsibility and ethical behavior, considering that it is not only their responsibility to make the world a better place, but also that of companies. The social and environmental awareness of Millennial consumers and their commitment to social responsibility go far beyond words, influencing their behavior and consumption criteria. As Millennials grow, enter the job market and form families, their consumption patterns are increasingly impacting multinational companies; making them adapt to these consumption habits, which include a great tendency for sustainable and ecologically responsible products, called green products. In this sense, the main objective of this investigation is to study the impact of the social responsibility of a brand of beauty products, in the purchase decision of the Millennial generation. First, trying to perceive if certain individual characteristics, such as altruism, economic prudence, future orientation, and risk aversion, affect pro-environmental behaviours. To then study whether brands' social responsibility truly impacts proenvironmental behavior, namely the purchase of beauty products. A mixed methodology was used, which included the quantitative method – application of a survey to consumers of the Millennial generation; and the qualitative method – conducting six complementary interviews. The main results show that, effectively, the social responsibility of a beauty products brand is something that impacts consumers of this generation, who demonstrate their willingness to pay more for this type of products. However, this may not be the main concern of these consumers when making a decision. Furthermore, it was revealed that the personal characteristics described above are present in Millennials and influence the strength with which they engage in pro-environmental behavior.Oliveira, Ana Filipa Santos deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCouto, Catarina Lourenço2023-03-10T15:42:47Z2023-03-022022-112023-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40537TID:203245598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:15.728058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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