Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5780
Resumo: Mestrado em Gestão
id RCAP_cdc3230825a27d5affa426002dc5d393
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração MillennialMarcaFidelizaçãoComprasGeração millennialMestrado em GestãoExame Público realizado em 28 de Julho de 2020O mundo e a humanidade são marcados pelas diferentes gerações que o representam como, por exemplo, os Baby Boomers, ou, mais recentemente, os Millennials. Estes últimos nasceram entre o início da década de 1980 e o início do novo século, tendo sido os primeiros a nascer e a crescer numa era digital, bastante distinta de todas as anteriores. Por estes motivos, apresentam características diferentes das que se verificavam em gerações anteriores e os seus hábitos/comportamentos de consumo alteraram-se significativamente, dando agora primazia a diferentes características em relação a produtos e marcas. O objetivo deste estudo centra-se em descobrir quais os fatores/variáveis de maior importância nos produtos/marcas que a Geração Millenniall consome, de modo a encontrar aqueles que exercem maior ou menor influência na intenção de compra e posterior fidelização nos clientes desta geração. Foi aplicado um método quantitativo, sendo que o instrumento utilizado foi o questionário, para se medir a influência de cada variável como supramencionado. Utilizaram-se as escalas de Escalas (2004) para medir a variável de ligação eu-marca, a escala de Latif, Pérez, Alam e Saqib, (2018) para medir a vaariável “CSR – Corporate Social Responsibility”, a escala de Laroche, McDougall, Bergeron e Yang (2003) para medir o risco percebido, a escala de Yuksel (2016) para medir a intenção de compra e, finalmente, a escala de Lewis e Soureli (2006) para medir a fidelização de clientes. Este questionário foi aplicado a uma amostra de 126 indivíduos. Em virtude do estudo realizado, conclui-se que os indivíduos da geração Millenniall são influenciados pela marca, pelo corporate social responsibility e pela perceção de risco relativamente à sua intenção de compra. Relativamente à fidelização dos Millennials enquanto clientes, apenas a marca e o corporate social responsibility exercem influência.Abstract: The world, and humanity, were always marked by the different generations that represent them, like the baby boomers, or more recently, the Millennials. This last ones were born between the beginning of the 80’s and the beginning of the new century, and were the first one’s that were born and raised on a digital era, with very different characteristics from older generations, and their habits / consumption behaviors have been significantly changed, giving now primacy to different aspects regarding products and brands. The purpose of this study is to understand which are the variables in the products / brands, that produce the biggest influence on Millennials purchase intention and customer loyalty. It was applied a quantitative method, and the instrument used for it, was the survey, to measure each variable influence. For the effect, were used scales, Escalas (2004), to measure the connection self brand, also Latif Pérez, Alam e Saqib (2018), to measure CSR – Corporate Social Responsibility. Then, Laroche, Mcdougall, Bergeron and Yang (2003) for risk perception, Yuksel (2016) to measure the purchase intention, and finally, Lewis and Soureli (2006) for customer loyalty. This survey was answered by 126 persons. With this study, we can conclude that Millennials individuals are influenced by the brand, CSR and risk perception relatively to their purchase intention. Regarding the customer loyalty, it was concluded that only the brand and CSR can influence it.2021-02-23T11:35:23Z2021-02-232019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5780http://hdl.handle.net/11067/5780TID:202645207porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Paulo Jorge Peliteiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:31Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:15.922212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
title Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
spellingShingle Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
Marca
Fidelização
Compras
Geração millennial
title_short Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
title_full Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
title_fullStr Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
title_full_unstemmed Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
title_sort Fatores com maior influência na compra e fidelidade em clientes da geração Millennial
author Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
author_facet Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Paulo Jorge Peliteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Fidelização
Compras
Geração millennial
topic Marca
Fidelização
Compras
Geração millennial
description Mestrado em Gestão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2021-02-23T11:35:23Z
2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5780
http://hdl.handle.net/11067/5780
TID:202645207
url http://hdl.handle.net/11067/5780
identifier_str_mv TID:202645207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136743307345920