A oralidade e a sua promoção através do conto e do reconto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11786
Resumo: A oralidade proporciona o contacto do indivíduo com a sociedade, através da transmissão e receção de mensagens orais. As crianças, quando nascem, iniciam a sua viagem pela aquisição e desenvolvimento da linguagem. As pessoas que estão em contacto com elas, especialmente o educador/professor e a família, desempenham um papel extremamente importante neste processo. Em contexto de ensino, devem ser criados momentos de comunicação com as crianças/alunos, por forma a promover a oralidade. Durante a minha Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, percebi essa necessidade e tive a preocupação de realizar atividades para desenvolver este domínio. O presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada constitui, assim, uma reflexão de todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada efetuada em contexto de Educação Pré-Escolar e no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas em ambos os contextos, encontra-se também uma componente de investigação documental sobre o domínio da oralidade e a sua promoção através do conto e do reconto. Como é sabido, as crianças começam desde cedo a ter contacto com a oralidade, precisando de a desenvolver e de fazer o seu uso de forma correta. Através do conto e do reconto de histórias, é possível planear atividades em todas as áreas de conteúdo, possibilitando não só a promoção da oralidade, mas também da imaginação, o gosto pela leitura, estimulação do diálogo, a concentração, o espírito crítico e o desenvolvimento da língua portuguesa, em geral.
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