Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Joana Serrano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12020
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral relatar as experiências de ensinoaprendizagem desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico no ano letivo 2012/2014, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico (MEEME), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). São relatadas experiências ensino-aprendizagem com base no enquadramento teórico devidamente sustentadas em literatura científico-pedagógica, de modo a consolidar as estratégias de ensino utilizadas da PES na Escola Augusto Moreno pertencente ao Agrupamento de Escolas Abade Baçal. Através da utilização de uma metodologia baseada no modelo de investigação-ação, procurei envolver todos os alunos nas atividades desenvolvidades no decorrer deste estágio. As diversas estratégias baseadas nos princípios da Orff-Schulwerk, pretendem evidenciar uma forma de trabalho na qual se utilizam elementos originais tomados como modelos que estimulam a criatividade aliados à música, ao movimento e palavra. Numa fase final, os resultados descritos parecem demonstrar um desenvolvimento motivacional dos alunos no que concerne à disciplina de Educação Musical.
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