Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Pedro Calado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9758
Resumo: O estágio curricular representa uma etapa fundamental na formação de um professor de Educação Física, uma vez que faz a ligação entre os conteúdos teóricos e aplicação dos mesmos na prática em contexto escolar. No presente trabalho são expostas e analisadas as atividades levadas a cabo durante o mesmo. O primeiro capítulo mostra como foi a experiência da realização do estágio curricular em Educação Física, levado a cabo na Escola Secundária Campos Melo. Este contou com uma intervenção no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Neste capítulo são evidenciadas as dificuldades sentidas e as perceções dos erros cometidos, bem como as estratégias utilizadas para os colmatar. Para além disso, nesta primeira fase do relatório, é evidenciada a evolução do professor, bem como realizada uma reflexão crítica da intervenção no estágio e da relação com a comunidade escolar. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação realizado utilizando as notas do ano letivo 2014/2015. O objetivo deste estudo passou por verificar se existe uma relação entre as notas de Educação Física e as notas das restantes disciplinas. Para este efeito foram utilizadas as médias das escolas de todo o país, através das quais foi concluído que a disciplina de Educação Física tem uma influência positiva no desempenho escolar.
id RCAP_5222f03563ed7c3a9eb5d066e36f9c57
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e SecundárioEscola Secundária Campos MeloAtividade FísicaDesempenho AcadémicoEducação FísicaEstágio CurricularIntervenção PedagógicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO estágio curricular representa uma etapa fundamental na formação de um professor de Educação Física, uma vez que faz a ligação entre os conteúdos teóricos e aplicação dos mesmos na prática em contexto escolar. No presente trabalho são expostas e analisadas as atividades levadas a cabo durante o mesmo. O primeiro capítulo mostra como foi a experiência da realização do estágio curricular em Educação Física, levado a cabo na Escola Secundária Campos Melo. Este contou com uma intervenção no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Neste capítulo são evidenciadas as dificuldades sentidas e as perceções dos erros cometidos, bem como as estratégias utilizadas para os colmatar. Para além disso, nesta primeira fase do relatório, é evidenciada a evolução do professor, bem como realizada uma reflexão crítica da intervenção no estágio e da relação com a comunidade escolar. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação realizado utilizando as notas do ano letivo 2014/2015. O objetivo deste estudo passou por verificar se existe uma relação entre as notas de Educação Física e as notas das restantes disciplinas. Para este efeito foram utilizadas as médias das escolas de todo o país, através das quais foi concluído que a disciplina de Educação Física tem uma influência positiva no desempenho escolar.The curricular internship is a fundamental stage in the training of a Physical Education teacher, since it allows the practical application of previously acquired theoretical concepts. In the present work the activities carried out during this internship are discussed and analyzed. The first chapter discusses the Physical Education curricular internship carried out at Escola Secundária Campos Melo. It entailed the intervention in both 2nd and 3rd cycles of the Ensino Básico e Secundário. This chapter documents the difficulties felt by the teacher and the perception of any mistakes that might have been committed, as well as the strategies used to circumvent and resolve them. The evolution of the teacher throughout the internship is evidenced in this first portion of the report. A critical analysis of the teacher’s involvement in the internship, as well as of its interactions with the school community in general, is also performed. A research study, carried out using the 2014/2015 school year grades, is presented in the second chapter of the present work. Its primary aim was to verify the existence of any relationship between Physical Education grades and those of the remaining subjects. For this purpose the grade averages of the whole country were used. From these data we were able to conclude that the Physical Education subject has a positive influence on the academic performance of students.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumReis, Pedro Calado2020-03-04T17:16:41Z2018-11-132018-10-82018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9758TID:202356132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:00Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:50.716442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
spellingShingle Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
Reis, Pedro Calado
Atividade Física
Desempenho Académico
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
title_full Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
title_fullStr Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
title_sort Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário
author Reis, Pedro Calado
author_facet Reis, Pedro Calado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro Calado
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Desempenho Académico
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Atividade Física
Desempenho Académico
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O estágio curricular representa uma etapa fundamental na formação de um professor de Educação Física, uma vez que faz a ligação entre os conteúdos teóricos e aplicação dos mesmos na prática em contexto escolar. No presente trabalho são expostas e analisadas as atividades levadas a cabo durante o mesmo. O primeiro capítulo mostra como foi a experiência da realização do estágio curricular em Educação Física, levado a cabo na Escola Secundária Campos Melo. Este contou com uma intervenção no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Neste capítulo são evidenciadas as dificuldades sentidas e as perceções dos erros cometidos, bem como as estratégias utilizadas para os colmatar. Para além disso, nesta primeira fase do relatório, é evidenciada a evolução do professor, bem como realizada uma reflexão crítica da intervenção no estágio e da relação com a comunidade escolar. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação realizado utilizando as notas do ano letivo 2014/2015. O objetivo deste estudo passou por verificar se existe uma relação entre as notas de Educação Física e as notas das restantes disciplinas. Para este efeito foram utilizadas as médias das escolas de todo o país, através das quais foi concluído que a disciplina de Educação Física tem uma influência positiva no desempenho escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2018-10-8
2018-11-13T00:00:00Z
2020-03-04T17:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9758
TID:202356132
url http://hdl.handle.net/10400.6/9758
identifier_str_mv TID:202356132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136389670895616