O papel dos influenciadores digitais masculinos no estabelecimento de uma relação entre a marca e o consumidor da geração Millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sofia Stoffel Pedro Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29528
Resumo: O crescente desenvolvimento de um contexto digital deu origem a novos conceitos, principalmente quando associado à comunicação de uma marca. A presente dissertação explora a comunicação de marcas no ambiente digital através dos influenciadores digitais do género masculino e os indivíduos pertencentes à geração Millennial. Fundamentam-se as relações entre a tecnologia, a comunicação e a sociologia, para dar conta do desenvolvimento digital, associado a uma nova perspetiva comunicativa e à capacidade de ambas de influenciar a sociedade contemporânea. A presente dissertação baseia-se num estudo sobre indivíduos do género masculino pertencentes à geração Millennial, com idades compreendidas entre os 25 e os 36 anos de idade, através de uma metodologia mista. Foi desenvolvido um inquérito por questionário, de onde resultaram 126 respostas válidas, e foram realizadas cinco entrevistas. Os resultados sugerem, por um lado, que estes são indivíduos que realmente consideram e valorizam os influenciadores como formato de comunicação por parte das marcas, principalmente na categoria de beleza e self-care. Por outro lado, notaram-se diferenças entre o grupo geracional, com uma associação mais forte aos influenciadores entre os indivíduos com 25 a 29 anos. Assim, a segmentação geracional do mercado engloba indivíduos com características distintas, não só ao nível cultural e social, mas principalmente e associadas a diferentes contextos e fases de vida.
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