Relatório de estágio de qualificação profissional (fase intercalar do estágio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Cátia Sofia Neto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8867
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: A realização do presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, foi proposta no âmbito da unidade curricular de Supervisão Pedagógica na Educação Pré-Escolar. O foco desta unidade curricular consiste em promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. Neste documento de caráter teórico e reflexivo pretende-se explanar e dar a conhecer todas as experiências vivenciadas, com um grupo de crianças, no Infantário Monfortinho de Real, durante quatro meses, completando um total de 210 horas de contacto. Sendo a Educação Pré-Escolar a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, torna-se fundamental que o educador de infância tome consciência da influência que a sua prática pedagógica exerce no desenvolvimento equilibrado das crianças. Deste modo, deve observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular para planificar as intervenções pedagógicas, adequando-as aos interesses e necessidades despoletados pelo grupo de crianças, com o qual desenvolve a sua ação. Estas são as etapas fundamentais do processo educativo e estão intrínsecas à investigação-ação que também deve ser a base da prática de um educador. É pela reflexão crítica e sistemática da sua ação que a compreende e a pode modificar de acordo com os resultados obtidos. Tendo por base os pressupostos teóricos e legais, bem como o trabalho desenvolvido é possível referir que no contacto com a prática, foram contributos importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal da formanda. É de igual modo relevante salientar o desenvolvimento das crianças no decurso de intervenção da díade, nas diferentes áreas e domínios de conteúdo.
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O foco desta unidade curricular consiste em promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente. Neste documento de caráter teórico e reflexivo pretende-se explanar e dar a conhecer todas as experiências vivenciadas, com um grupo de crianças, no Infantário Monfortinho de Real, durante quatro meses, completando um total de 210 horas de contacto. Sendo a Educação Pré-Escolar a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, torna-se fundamental que o educador de infância tome consciência da influência que a sua prática pedagógica exerce no desenvolvimento equilibrado das crianças. Deste modo, deve observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular para planificar as intervenções pedagógicas, adequando-as aos interesses e necessidades despoletados pelo grupo de crianças, com o qual desenvolve a sua ação. Estas são as etapas fundamentais do processo educativo e estão intrínsecas à investigação-ação que também deve ser a base da prática de um educador. É pela reflexão crítica e sistemática da sua ação que a compreende e a pode modificar de acordo com os resultados obtidos. Tendo por base os pressupostos teóricos e legais, bem como o trabalho desenvolvido é possível referir que no contacto com a prática, foram contributos importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal da formanda. É de igual modo relevante salientar o desenvolvimento das crianças no decurso de intervenção da díade, nas diferentes áreas e domínios de conteúdo.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente documento, intitulado Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, constitui uma reflexão crítica, em relação à experiência vivenciada nos contextos educativos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. Este relatório emerge de um quadro teórico conceptual rigoroso, visando o alcance dos objetivos delineados no programa da unidade curricular supramencionada, assim como o desenvolvimento de competências e de saberes, em relação à docência, designadamente do perfil específico de desempenho do professor de 1.º Ciclo do Ensino Básico e do Educador de Infância. A ação pedagógica desenvolvida pela formanda, nos centros educativos, foi pautada pela metodologia de investigação-ação. Neste sentido, figurou-se impreterível a ocorrência de momentos de observação intencional, de planificação e de intervenção no terreno, de reflexão crítica e sistemática, visível nas narrativas individuais e colaborativas, de avaliação individualizada dos alunos, fomentando diferentes momentos de diferenciação pedagógica, bem como de adequação da ação aos contextos educativos. A pesquisa constituiu, também, uma referência significativa para encontrar soluções eficazes aos desafios diários. Toda esta panóplia envolve saberes e competências orientadoras para a ação que traduziu o conhecimento profissional para aprender a ensinar a aprender e a pensar, preparando a profissionalidade docente. Importa ressalvar que a metodologia de investigação-ação, para além de sustentar o desenvolvimento da ação educativa, fundamentou o processo construtivista de crescimento pessoal e profissional da formanda, que assumiu uma atitude reflexiva, indagadora e crítica, contribuindo para a identidade profissional docente.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The realization of the present Internship Report for Professional Qualification was offered under the curricular unit of Pedagogical Supervision in Preschool Education. This curricular unit is focused in promoting the construction of professional knowledge for Preschool Education, for the commitment and responsibility of progressive teaching action. In this document of theoretical and reflexive nature is intended to explain and make known all of the experiences lived with a group of children, in Monfortinhos de Real Kindergarten, for four months, for a total of 210 hours of contact. Being Preschool Education the first stage of basic education in a life long process of education, it becomes crucial that the preschool teachers are aware of the influence that their practice has in the balanced development of children. Therefore, they shall observe, plan, act, evaluate, communicate and coordinate to plan pedagogical interventions, adapting them to the needs and interests triggered by the group of children, which develops its action. This are the key stages of the education process and are intrinsic to action research which should also be the basis of the practice of an educator. Is through critical and systematic reflection of their actions that they can understand and change according to the results obtained. Based upon the theoretical presuppositions and legal, as well as the work done it is possible to mention that the contact with the practice were valuable input to the professional and personal development of the trainee. It is equally important to highlight the development of children during the intervention of the dyad, in different areas and content domains.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This document, entitled “Relatório de Estágio de Qualificação Profissional” (Internship Report of Professional Qualification) is a critical reflection in relation to the experience lived in the educational contexts of the Preschool 1st stage of the basic education, within the course of Supervised Teaching Practice. This abstract emerges from a rigorous conceptual theoretical framework, aiming to reach the goals outlined in the above course programme as well as the development of skills and knowledge related to teaching, namely from the specific profile of the teacher of the 1st stage of the basic education and of the preschool education teacher. The pedagogical program developed by the trainee, in educational centres, was guided by action-research methodology. In this sense, it is imperative figured the occurrence of intentional moments of observation, planning and intervention in the field, critical and systematic reflection visible in the individual and collaborative narratives, individualized assessment of students, promoting different moments of pedagogical differentiation and adequacy of action to educational contexts. The research also provided a significant reference to find effective solutions to everyday challenges. This whole panoply involves knowledge and skills for guiding action that translated the professional knowledge to learn how to teach learning and thinking, preparing the teacher professionalism. It is important to highlight that the methodology of action research, in addition to sustaining the development of educational action, founded the constructive process personal and professional growth of the trainee, who took a reflective attitude, inquiring and critic, contributing to the teachers professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoNeiva, Manuel Fernando GonçalvesFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMeireles, Cátia Sofia Neto2016-12-19T15:20:35Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8867TID:201492814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.254749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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