O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chen, Jiahui
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56801
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China.
id RCAP_38f2c78a546a735d838f0509e2bce9e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China.The main goal of this thesis is to explore how to use literary reading to teach Portuguese vocabulary to Chinese university students. This first involves the understanding of the two most basic questions, namely, 1) what kind of practical activity is literary reading; 2) what is the purpose of vocabulary teaching. Therefore, combining theory with practice, and through reading literature in relevant fields and observing personal learning experience, curricula and teaching materials, the thesis focuses on the following specific objectives: 1) theoretically analyze the pros and cons of applying literature to foreign language vocabulary teaching; 2) investigate the current situation of the use of literature for teaching Portuguese vocabulary in Chinese universities; 3) study the possibility of improving the application of this teaching method in the referred context and propose a three-stage framework for vocabulary teaching using Method “II”, in an attempt to optimize the situation of this teaching in China.Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira eGaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaChen, Jiahui2023-03-24T12:39:26Z2022-06-062022-01-222022-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56801TID:203090837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:21.830540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
title O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
spellingShingle O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
Chen, Jiahui
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
title_full O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
title_fullStr O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
title_full_unstemmed O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
title_sort O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
author Chen, Jiahui
author_facet Chen, Jiahui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e
Gaspar, Catarina Isabel Sousa
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Chen, Jiahui
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
2022-01-22
2022-06-06T00:00:00Z
2023-03-24T12:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56801
TID:203090837
url http://hdl.handle.net/10451/56801
identifier_str_mv TID:203090837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134627307192320