O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56801 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China. |
id |
RCAP_38f2c78a546a735d838f0509e2bce9e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56801 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China.The main goal of this thesis is to explore how to use literary reading to teach Portuguese vocabulary to Chinese university students. This first involves the understanding of the two most basic questions, namely, 1) what kind of practical activity is literary reading; 2) what is the purpose of vocabulary teaching. Therefore, combining theory with practice, and through reading literature in relevant fields and observing personal learning experience, curricula and teaching materials, the thesis focuses on the following specific objectives: 1) theoretically analyze the pros and cons of applying literature to foreign language vocabulary teaching; 2) investigate the current situation of the use of literature for teaching Portuguese vocabulary in Chinese universities; 3) study the possibility of improving the application of this teaching method in the referred context and propose a three-stage framework for vocabulary teaching using Method “II”, in an attempt to optimize the situation of this teaching in China.Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira eGaspar, Catarina Isabel SousaRepositório da Universidade de LisboaChen, Jiahui2023-03-24T12:39:26Z2022-06-062022-01-222022-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56801TID:203090837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:21.830540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
title |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
spellingShingle |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade Chen, Jiahui Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
title_full |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
title_fullStr |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
title_full_unstemmed |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
title_sort |
O ensino lexical e a leitura literária no contexto de universidades chinesas – um equilíbrio entre a sistematicidade e a culturalidade |
author |
Chen, Jiahui |
author_facet |
Chen, Jiahui |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Madalena Teles de Vasconcelos Leite Dias Ferreira e Gaspar, Catarina Isabel Sousa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chen, Jiahui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Este trabalho tem como objetivo explorar como usar a leitura literária para ensinar o léxico português a estudantes universitários chineses, o que envolve primeiro a compreensão de duas questões fundamentais, a saber: 1) que tipo de atividade prática é a leitura literária? 2) qual é o propósito do ensino lexical? Para tanto, combinando a teoria com a prática, e por meio da leitura da literatura nos campos relevantes e da observação da experiência pessoal de aprendizagem, currículos e materiais didáticos, a tese centra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) analisar teoricamente os prós e contras da aplicação da literatura ao ensino lexical de línguas estrangeiras; 2) investigar a situação atual da utilização da literatura para o ensino do vocabulário português nas universidades chinesas; 3) estudar a possibilidade de melhorar a aplicação deste método de ensino no contexto referido e propor um quadro de em três etapas para o ensino lexical, usando o Método “II”, numa tentativa de otimizar a situação deste ensino na China. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 2022-01-22 2022-06-06T00:00:00Z 2023-03-24T12:39:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56801 TID:203090837 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56801 |
identifier_str_mv |
TID:203090837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134627307192320 |