Os modos de aprendizagem usados pelos aprendentes chineses de PLE - intencional ou incidental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhou, Jiahui
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61503
Resumo: As estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras têm sido um tema muito estudado na área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Contudo, há pouca investigação que distinga entre estratégias de aprendizagem de vocabulário em termos de aprendizagem incidental/intencional. Os aprendentes chineses de língua caraterizam-se pela sua preferência por estratégias mnemónicas para aprendizagem de vocabulário, o que despertou o interesse da investigação de uso de aprendizagem incidental de vocabulário (AINCV) deste trabalho. O presente trabalho destina-se a investigar os modos de aprendizagem de vocabulário utilizados pelos aprendentes chineses de português como língua estrangeira (PLE) e, além disso, investigar também se o nível de vocabulário, duração de aprendizagem e contexto de aprendizagem influenciam o uso dos dois modos de aprendizagem. Emprega-se um questionário adaptado do inventário das estratégias de Zhao (2013), composto por 18 estratégias intencionais e 15 estratégias incidentais. O nível de vocabulário é classificado de acordo com os resultados do teste lexical, denominado LextPT (Zhou & Li, 2021). Os resultados revelam que os respondentes utilizam principalmente o modo de aprendizagem intencional, complementado pelo modo de aprendizagem incidental, e que a prática de AINCV se mostra sempre limitada pelo nível de vocabulário do aprendente e pelo contexto de aprendizagem, enquanto a aprendizagem intencional de vocabulário (AINTV) é limitada pela duração de aprendizagem. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de vocabulário da língua portuguesa como língua estrangeira.
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