Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7116 |
Resumo: | Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil. |
id |
RCAP_3988cdb81cd1566af8fa45b64bd148c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação.LeituraEscolaPolíticas públicas de leituraFormação de professoresNeste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.2013-01-08T11:48:29Z2013-01-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7116http://hdl.handle.net/10174/7116porPolíticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-3790101-465Xhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11771/8394apb@uevora.ptrecellij@gmail.com229Balça, ÂngelaJunqueira de Souza, Renatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:43.960248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
title |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
spellingShingle |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Balça, Ângela Leitura Escola Políticas públicas de leitura Formação de professores |
title_short |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
title_full |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
title_fullStr |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
title_sort |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. |
author |
Balça, Ângela |
author_facet |
Balça, Ângela Junqueira de Souza, Renata |
author_role |
author |
author2 |
Junqueira de Souza, Renata |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Ângela Junqueira de Souza, Renata |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escola Políticas públicas de leitura Formação de professores |
topic |
Leitura Escola Políticas públicas de leitura Formação de professores |
description |
Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-08T11:48:29Z 2013-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7116 http://hdl.handle.net/10174/7116 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação. Porto Alegre: Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, vol. 35, n.º 3, p. 371-379 0101-465X http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11771/8394 apb@uevora.pt recellij@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136500697268224 |