Caracterização de soluções B2B em termos de funcionalidades suportadas um retrato funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ivone da Assunção Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/174
Resumo: Actualmente, vivemos na «sociedade da informação e do conhecimento». Significa que pertencemos a uma geração na qual a transmissão, obtenção, recepção e tratamento da informação se tornou mais ágil e rápida devido às novas tecnologias. Com o desenvolvimento tecnológico, contactar pessoas em sítios longínquos e tratar de negócios deixou de ser um problema; com a Internet, é possível recuperar informação memorizada em computadores, situados em outros continentes, de modo mais fácil do que na biblioteca perto de casa. Nos últimos anos, o negócio electrónico e o comércio electrónico conquistaram espaços cada vez mais vastos de aplicação; consultar, na Internet, sítios que permitam trocar e/ou adquirir bens e/ou serviços faz parte da nossa rotina diária. O negócio electrónico pode ser definido como qualquer tipo de actividade empresarial que usa as tecnologias da informação e comunicação e redes informáticas para fazer negócios, já o comércio electrónico consiste em transacções comerciais de bens e serviços, cujo processo se inicia muitas vezes através da Internet, permitindo o processamento e transmissão de dados via electrónica. No processo de transacção, incluímos alguns componentes como a encomenda, o pagamento e a entrega, sendo que o pagamento e a entrega dos produtos transaccionados podem ser feitos pelas vias tradicionais, ou seja, não têm que ser, necessariamente, efectuados por via electrónica. As empresas continuam a investir em soluções de acesso à Internet num esforço para automatizar e agilizar as suas operações internas e externas. Estas soluções dentro do comércio electrónico são tipicamente classificadas como soluções de comércio electrónico Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. O comércio electrónico Business-to-Business, no qual nos concentramos na presente dissertação realiza-se entre empresas e um dos seus importantes suportes são plataformas tecnológicas com base na Internet designadas por e-marketplaces, onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real. Este projecto de investigação tem como principal objectivo efectuar um retrato das soluções B2B a nível global em termos de funcionalidades que este tipo de soluções suporta.
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O negócio electrónico pode ser definido como qualquer tipo de actividade empresarial que usa as tecnologias da informação e comunicação e redes informáticas para fazer negócios, já o comércio electrónico consiste em transacções comerciais de bens e serviços, cujo processo se inicia muitas vezes através da Internet, permitindo o processamento e transmissão de dados via electrónica. No processo de transacção, incluímos alguns componentes como a encomenda, o pagamento e a entrega, sendo que o pagamento e a entrega dos produtos transaccionados podem ser feitos pelas vias tradicionais, ou seja, não têm que ser, necessariamente, efectuados por via electrónica. As empresas continuam a investir em soluções de acesso à Internet num esforço para automatizar e agilizar as suas operações internas e externas. Estas soluções dentro do comércio electrónico são tipicamente classificadas como soluções de comércio electrónico Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. O comércio electrónico Business-to-Business, no qual nos concentramos na presente dissertação realiza-se entre empresas e um dos seus importantes suportes são plataformas tecnológicas com base na Internet designadas por e-marketplaces, onde compradores e fornecedores se encontram e transaccionam em tempo real. Este projecto de investigação tem como principal objectivo efectuar um retrato das soluções B2B a nível global em termos de funcionalidades que este tipo de soluções suporta.Today, we live in the "information society and knowledge". This means that we belong to a generation in which the transmission, obtaining, receiving and processing of information have become more active and quicker due to the new technologies. With the technological development, getting in touch with people in faraway places and handle business is no longer a problem. With the Internet, retrieving information stored on computers on other continents can be even easier than getting it in the library close to home. In recent years, the e-business and e-commerce have captured increasingly large areas of application. To have access, on the Internet, to sites that allow exchange and /or purchase goods and services is part of our daily routine. The electronic business can be defined as any type of business that uses the information and communication technologies and networks to do business, while e-commerce is to trade in goods and services, whose process is many times initiated through the Internet, allowing the processing and transmission of data electronically. In the transmission procedure we have included some components such as ordering, payment and delivery, where the payment and delivery of products traded can be made using the traditional ways, that is to say that they do not have to be necessarily done electronically. The companies continue to invest in solutions for Internet access as an effort to automate and streamline their internal and external operations. These solutions within the electronic commerce are typically classified as e-commerce solutions Business-to-Business, Business-to-Consumer, Business-to-Administration e Consumer-to-Administration. The Business-to-Business e-commerce, in which we focus in this dissertation, takes place between companies and one of its major supports are technological platforms based on Internet technology that are known as e-marketplaces, where buyers and suppliers meet and perform business in real time. The main objective of this research project is to do a portray of B2B solutions globally in terms of features that this type of solutions supports.2010-08-18T11:07:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/174pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ivone da Assunção Gonçalvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:52.663905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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