As novas tecnologias digitais na publicidade exterior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Daniela Sofia de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11596
Resumo: A presente dissertação explora a importância da inovação e criatividade, associada às novas tecnologias existentes nos suportes publicitários. Além disso, é investigado o planeamento de sistemas de medição de audiências para o meio Outdoor, em Portugal. A investigação do tema foi efetuada através de uma extensa revisão de literatura sobre a evolução da comunicação ao longo dos tempos, sempre num prisma binário entre a evolução do meio Outdoor e a sua comparação com os demais meios da comunicação. De forma a testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram efetuadas entrevistas a profissionais do setor e aplicado um questionário com questões sobre a inovação, atratividade e interação dos suportes publicitários, os quais foram respondidos por uma amostra descaracterizada, em que a única restrição era ser residente em Portugal. Além de explorar as opiniões dos profissionais do setor para o tema, pretende-se também evidenciar as vantagens que o sistema de medição de audiências para meio Outdoor pode trazer para o mercado português, numa perspetiva de investimento, comparativamente aos restantes meios de comunicação. Os resultados demonstram que os suportes publicitários mais interativos e diferenciadores são considerados mais inovadores e atrativos, comparativamente com os suportes publicitários tradicionais. Além disso, os consumidores estão mais adaptados às novas tecnologias, sugerindo que um maior investimento das empresas em plataformas digitais, possa permitir gerar maiores receitas do que nos formatos tradicionais. Os resultados indicam ainda que o sistema de medição de audiências em Portugal terá um peso relativo na tomada de decisão e após a sua implementação, todos os meios passarão a ser comparáveis e medidos pelas mesmas variáveis, permitindo medir com melhor fiabilidade o retorno do investimento.
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