Estratégia de Internacionalização da Jerónimo Martins na Polónia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Soraia Caetano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8511
Resumo: O processo de internacionalização de empresas requer a mais cuidada investigação, pois é algo moroso, complexo e de difícil tomada de decisão. A empresa deve adoptar procedimentos e estratégias que procurem minimizar o risco das operações não correrem da melhor forma, levando a que a internacionalização não se efectue. Uma empresa quando planeia internacionalizar-se tem de estudar bem o mercado para onde tenciona ir, a estrutura do consumo, os possíveis concorrentes directos ou indirectos e as questões referentes à cultura desse país. Desta forma, consegue tomar melhores decisões e encontrar a sua vantagem competitiva perante os seus concorrentes. A internacionalização de uma empresa é um ponto crucial para a expansão e reconhecimento da mesma, conseguindo assim gerar maiores resultados. O presente estudo tem como objectivo perceber o porquê da Jerónimo Martins ter optado por ir para o mercado polaco, e não outro país/mercado. A Polónia foi o primeiro país onde a empresa se internacionalizou, com o nome de “Biedronka”. Pretendo também analisar e compreender as estratégias adoptadas pelo grupo na sua internacionalização. A metodologia a ser utilizada são a análise de documentação de fontes secundárias, em particular artigos científicos, imprensa económica e questionários.
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