Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Marco André Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25302
Resumo: O Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento.
id RCAP_3b1db649c0a674f5a0b75ea92f83e91b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosEducação físicaProfessorEstágio pedagógicoEscolaReflexãoIdentidade profissionalPhysical EducationTeacherPedagogical internshipSchoolReflexionProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento.The Pedagogical Internship is the most important moment in the initial training of teachers, constituting for being the first experience of teaching in a real context and of professional integration, being the final stage of a continuous practicum process. Its guiding documents are the internship guide and the individual practicum project which, in order to provide an integral and approximate experience to the professional context, encompass four training areas. These are the organization and management of teaching and learning, innovation and pedagogical research, school participation and relationship with the community. This report includes a description and reflective analysis of the activities and experiences lived in the current year of internship, in the different practicum areas, as an intern teacher at Escola Básica e Secundária de Gama Barros, in the academic year 2019/2020. It presents the pedagogical practices, difficulties and the strategies used to suppress them, in order to guarantee a quality teaching to my students, as well as a constant evolution in my practicum, with a perspective of future application. In addition to the impact of the various learnings in terms of teaching, it portrays, simultaneously, the social aspect of the School and the influence that the various human relations, with the school community, had on my development.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaBarradas, Marco André Martins2022-08-31T09:00:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25302TID:203020685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:12.327239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Barradas, Marco André Martins
Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Escola
Reflexão
Identidade profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
School
Reflexion
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Barradas, Marco André Martins
author_facet Barradas, Marco André Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Filipe da Silva Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Marco André Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Escola
Reflexão
Identidade profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
School
Reflexion
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Professor
Estágio pedagógico
Escola
Reflexão
Identidade profissional
Physical Education
Teacher
Pedagogical internship
School
Reflexion
Professional identity
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-08-31T09:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25302
TID:203020685
url http://hdl.handle.net/10400.5/25302
identifier_str_mv TID:203020685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131186754224128