Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25302 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento. |
id |
RCAP_3b1db649c0a674f5a0b75ea92f83e91b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosEducação físicaProfessorEstágio pedagógicoEscolaReflexãoIdentidade profissionalPhysical EducationTeacherPedagogical internshipSchoolReflexionProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento.The Pedagogical Internship is the most important moment in the initial training of teachers, constituting for being the first experience of teaching in a real context and of professional integration, being the final stage of a continuous practicum process. Its guiding documents are the internship guide and the individual practicum project which, in order to provide an integral and approximate experience to the professional context, encompass four training areas. These are the organization and management of teaching and learning, innovation and pedagogical research, school participation and relationship with the community. This report includes a description and reflective analysis of the activities and experiences lived in the current year of internship, in the different practicum areas, as an intern teacher at Escola Básica e Secundária de Gama Barros, in the academic year 2019/2020. It presents the pedagogical practices, difficulties and the strategies used to suppress them, in order to guarantee a quality teaching to my students, as well as a constant evolution in my practicum, with a perspective of future application. In addition to the impact of the various learnings in terms of teaching, it portrays, simultaneously, the social aspect of the School and the influence that the various human relations, with the school community, had on my development.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaBarradas, Marco André Martins2022-08-31T09:00:00Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25302TID:203020685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:12.327239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros Barradas, Marco André Martins Educação física Professor Estágio pedagógico Escola Reflexão Identidade profissional Physical Education Teacher Pedagogical internship School Reflexion Professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
author |
Barradas, Marco André Martins |
author_facet |
Barradas, Marco André Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Filipe da Silva Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barradas, Marco André Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professor Estágio pedagógico Escola Reflexão Identidade profissional Physical Education Teacher Pedagogical internship School Reflexion Professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Professor Estágio pedagógico Escola Reflexão Identidade profissional Physical Education Teacher Pedagogical internship School Reflexion Professional identity Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O Estágio Pedagógico é o momento mais importante na formação inicial dos professores, constituindo-se como a primeira experiência de ensino em contexto real e de integração profissional, sendo a etapa final de um processo contínuo de formação. Tem como documentos orientadores o guia de estágio e o projeto individual de formação que, de forma a proporcionar uma experiência integral e aproximada ao contexto profissional, englobam quatro áreas de formação. Estas são a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, inovação e investigação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. O presente relatório compreende a descrição e análise reflexiva sobre as atividades e experiências vividas no presente ano de estágio, nas diferentes áreas de formação, enquanto professor estagiário na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, no ano letivo 2019/2020. Apresenta as práticas pedagógicas, dificuldades e as estratégias utilizadas para as suprimir, de forma a garantir um ensino de qualidade aos meus alunos, bem como uma evolução constante na minha formação, com uma perspetiva de aplicação futura. Para além do impacto das várias aprendizagens a nível da docência, retrata, simultaneamente, a vertente social da Escola e a influência que as várias relações humanas, com a comunidade escolar, tiveram no meu desenvolvimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-08-31T09:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/25302 TID:203020685 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/25302 |
identifier_str_mv |
TID:203020685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131186754224128 |