Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Margarida Lopes Maia Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20857
Resumo: O presente relatório destaca o desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, levados a cabo ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nas valências de Educação Pré-Escolar (EPE) e de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, descreve criticamente a construção de saberes da praxis e a mobilização de conteúdos teóricos e legais importantes para a construção de um perfil duplo de formação. Estes articularam-se numa postura reflexiva, crítica, atenta e evolutiva no decorrer do ano letivo, contribuindo para a construção da profissionalidade docente. Por conseguinte, eleva o saber, o saber-ser, estar com os outros e o saber-fazer, revelantes nos significados profissionais e sociais numa profissão cuja relação com os outros é basilar. Revela o processo formativo, considerando a Metodologia de Investigação-Ação (MIA) a resposta à construção da profissionalidade docente, dada a promoção da melhoria constante da prática educativa num ciclo supervisionado de observação, planificação, ação e reflexão nas valências, as quais o mestrado forma. O processo foi vivido em co-construção em díade de formação. Este mestrado potenciou o desenvolvimento de competências docentes de integração e articulação dos níveis próximos de educação da criança.
id RCAP_3b32a828df5fb7b76e95dd0d172a2708
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares AlvesPrática educativa supervisionadaCriançaTrabalho colaborativoPerfil duploMetodologia investigação-açãoSupervised educational practiceChildCollaborative workDouble profileResearch-action methodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório destaca o desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, levados a cabo ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nas valências de Educação Pré-Escolar (EPE) e de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, descreve criticamente a construção de saberes da praxis e a mobilização de conteúdos teóricos e legais importantes para a construção de um perfil duplo de formação. Estes articularam-se numa postura reflexiva, crítica, atenta e evolutiva no decorrer do ano letivo, contribuindo para a construção da profissionalidade docente. Por conseguinte, eleva o saber, o saber-ser, estar com os outros e o saber-fazer, revelantes nos significados profissionais e sociais numa profissão cuja relação com os outros é basilar. Revela o processo formativo, considerando a Metodologia de Investigação-Ação (MIA) a resposta à construção da profissionalidade docente, dada a promoção da melhoria constante da prática educativa num ciclo supervisionado de observação, planificação, ação e reflexão nas valências, as quais o mestrado forma. O processo foi vivido em co-construção em díade de formação. Este mestrado potenciou o desenvolvimento de competências docentes de integração e articulação dos níveis próximos de educação da criança.This report highlights the personal, professional and social development of the master's student carried out throughout the Supervised Educational Practice (PES), in the valences of Pre-School Education (EPE) and 1st Cycle of Basic Education (CEB). In this sense, it critically describes the construction of praxis knowledge and the mobilization of important theoretical and legal contents for the construction of a double training profile. These were articulated in a reflexive, critical, attentive and evolutionary posture during the school year, contributing to the construction of teacher professionality. It therefore elevates knowledge, knowledge, being with others and knowing how to do, revealing in professional and social meanings in a profession whose relationship with others is basic. It reveals the formative process considering the Methodology of Investigation-Action (MIA) the response to the construction of teacher professionality given the promotion of the constant improvement of educational practice in a of observation, planning, action and reflection in the valences, which the master's degree. The process was lived in co-construction in dyad formation. This master's degree enhanced the development of teaching skills of integration and articulation of the next levels of child education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Margarida Lopes Maia Soares2022-09-09T13:41:36Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20857TID:203090420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:56.349611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
title Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
spellingShingle Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
Alves, Margarida Lopes Maia Soares
Prática educativa supervisionada
Criança
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Metodologia investigação-ação
Supervised educational practice
Child
Collaborative work
Double profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
title_full Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
title_fullStr Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
title_sort Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves
author Alves, Margarida Lopes Maia Soares
author_facet Alves, Margarida Lopes Maia Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Marta, Maria Margarida Campos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Margarida Lopes Maia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Criança
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Metodologia investigação-ação
Supervised educational practice
Child
Collaborative work
Double profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Criança
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Metodologia investigação-ação
Supervised educational practice
Child
Collaborative work
Double profile
Research-action methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório destaca o desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, levados a cabo ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nas valências de Educação Pré-Escolar (EPE) e de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, descreve criticamente a construção de saberes da praxis e a mobilização de conteúdos teóricos e legais importantes para a construção de um perfil duplo de formação. Estes articularam-se numa postura reflexiva, crítica, atenta e evolutiva no decorrer do ano letivo, contribuindo para a construção da profissionalidade docente. Por conseguinte, eleva o saber, o saber-ser, estar com os outros e o saber-fazer, revelantes nos significados profissionais e sociais numa profissão cuja relação com os outros é basilar. Revela o processo formativo, considerando a Metodologia de Investigação-Ação (MIA) a resposta à construção da profissionalidade docente, dada a promoção da melhoria constante da prática educativa num ciclo supervisionado de observação, planificação, ação e reflexão nas valências, as quais o mestrado forma. O processo foi vivido em co-construção em díade de formação. Este mestrado potenciou o desenvolvimento de competências docentes de integração e articulação dos níveis próximos de educação da criança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09T13:41:36Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20857
TID:203090420
url http://hdl.handle.net/10400.22/20857
identifier_str_mv TID:203090420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497254354944