O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Sérgio Filipe Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43481
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_3b8844c75277a2b6c80efbe79b6fd780
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágioStudent's motor skills and the physical education teacher's perception: an exploratory study on the 11th grade: internship reportEducação físicaEstágioDesempenho motorResultados globaisPerceção dos docentesPhysical educationInternshipMotor performanceOverall resultsTeachers’ perceptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO relatório de estágio tem como principal objetivo, apresentar o processo que desenvolvi durante o ano letivo 2014/2015 como professor estagiário. Neste relatório está descrito muito da minha evolução, o enquadramento da prática de ensino supervisionada onde constam as minhas expetativas pessoais e o enquadramento com o meio institucional. No desenrolar do documento evidencio a forma de gestão do processo ensino-aprendizagem, a participação com o meio, com a descrição das atividades desenvolvidas e realizadas ao longo do ano letivo. Por último o desenvolvimento da investigação efetuada durante o ano letivo onde pretendi avaliar o desempenho motor dos alunos do 11º ano, comparar com os resultados globais da disciplina de educação física e com a perceção dos docentes de educação física. O desempenho motor foi avaliadas na modalidade de voleibol, através de filmagens devidamente autorizadas e com o apoio de grelhas de observação em exercícios analíticos, em jogo reduzido e jogo formal, os resultados globais foram recolhidos junto dos serviços de secretária após autorização da direção e a perceção dos docentes foi realizada através de uma entrevista estruturada. O estudo contou com uma amostra de 25 alunos e 10 docentes. Os resultados demonstraram baixos níveis de competências motoras, resultados globais acima da média e das competências motoras e a perceção dos docentes a justificar estes resultados, com poucos docentes a seguir o programa, a conhecer as normas de referência para o sucesso e a valorizar excessivamente o domínio sócio-afetivo e menos o domínio motor. As considerações finais são a reflexão do percurso desenvolvido e da importância que este acarreta para o futuro.The main objective of the internship report is to present the process that was developed during the school year of 2014/2015 as a trainee teacher. In this repost is described mu evolution, the framework for teaching practice supervised which contains my personal expectations and the framework with the institutional environment. In the course of the document is evident the form of management of the teaching-learning process, participation with the environment, with the description of the activities developed and implemented throughout the school year. Finally the development of research conducted during the school year I intended to assess students' motor performance of the 11th grade, compared with the overall results of the discipline of physical education and the perception of physical education teachers. The motor performance was evaluated on the volleyball modality, through duly authorized shooting and with the support of observation grids in analytical exercises, in small and formal game play, the overall results were collected from the secretarial services after authorization of the direction and perception of the teachers was conducted through a structured interview. The study included a sample of 25 students and 10 teachers. The results showed low levels of motor skills, overall results above average and motor skills and teachers’ perception to justify these results, with few teachers following the program, to know the reference standards for success and over-emphasize the socio-affective domain and less motor domain. The final considerations are the reflection of the process developed and the importance that this entails for the future.Sá, César AugustoUniversidade do MinhoMatos, Sérgio Filipe Cunha20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43481por201270811info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:36.055292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
Student's motor skills and the physical education teacher's perception: an exploratory study on the 11th grade: internship report
title O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
spellingShingle O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
Matos, Sérgio Filipe Cunha
Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
title_full O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
title_fullStr O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
title_full_unstemmed O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
title_sort O desempenho motor dos alunos e a perceção dos professores de educação física: um estudo exploratório no 11.º ano de escolaridade : relatório de estágio
author Matos, Sérgio Filipe Cunha
author_facet Matos, Sérgio Filipe Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, César Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Sérgio Filipe Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43481
url http://hdl.handle.net/1822/43481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201270811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132288937623552