A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Helder José Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57209
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_689beb13987e0cfc1aa3757bc9a46bbd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágioThe relationship between the students motor skills, the final classifications in physical education and the teachers' perceptions: an exploratory study on the 12th grade: internship reportEducação físicaEstágioDesempenho motorResultados globaisPerceção dos docentesPhysical educationInternshipMotor performanceOverall resultsTeachers’ perceptionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste relatório de estágio tem como objetivo primordial, apresentar o percurso que desenvolvi durante o ano letivo 2014/2015 como professor estagiário. Neste relatório está descrita toda a minha experiência e evolução pessoal e profissional, o enquadramento da prática de ensino supervisionada onde constam as minhas expetativas pessoais e o enquadramento com o meio institucional. No decorrer do documento demonstro a forma como procurei realizar a gestão do processo ensino-aprendizagem, a participação com o meio, com a descrição das atividades desenvolvidas e realizadas ao longo do ano letivo. De seguida apresentarei o desenvolvimento da investigação efetuada durante o ano letivo onde pretendi avaliar o desempenho motor dos alunos do 12º ano, e compará-lo com os resultados globais da disciplina de educação física e com a perceção dos docentes de educação física. O desempenho motor foi avaliado na modalidade de voleibol, através de filmagens autorizadas e recorrendo a grelhas de observação focadas em exercícios analíticos, em jogo reduzido e jogo formal. Os resultados globais foram recolhidos junto dos serviços de secretaria com autorização da direção e a perceção dos docentes foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada. O estudo contou com uma amostra de 19 alunos e 10 docentes. Os resultados demonstraram baixos níveis de competências motoras na amostra, em que apenas 30% atingiu o sucesso, sendo no género feminino a taxa bastante inferior. Os resultados globais revelaram-se inflacionados em relação às competências motoras e a perceção dos docentes a explicar estes resultados, com poucos docentes a acompanhar o programa, a conhecer as normas de referência para o sucesso e a considerar em excesso o domínio sócio afetivo e menos o domínio motor.The main objective of the internship report is to present the process that was developed during the school year of 2014/2015 as a trainee teacher. In this repost is described my evolution, the framework for teaching practice supervised which contains my personal expectations and the framework with the institutional environment. In the course of the document is evident the form of management of the teaching-learning process, participation with the environment, with the description of the activities developed and implemented throughout the school year. Finally the development of research conducted during the school year I intended to assess students' motor performance of the 12 th grade, compared with the overall results of the discipline of physical education and the perception of physical education teachers. The motor performance was evaluated on the volleyball modality, through duly authorized shooting and with the support of observation grids in analytical exercises, in small and formal game play, the overall results were collected from the secretarial services after authorization of the direction and perception of the teachers was conducted through a structured interview. The study included a sample of 19 students and 10 teachers. The results showed low levels of motor skills, with only 30% reaching the success, and the female gender with lower success. The overall results were shown inflated related with motor skills and teachers’ perception to explain these results, with few teachers following the program, to know the reference standards for success and over-emphasize the socio-affective domain and less motor domain.Sá, César AugustoUniversidade do MinhoRibeiro, Helder José Fernandes20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57209por201723174info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:32.592306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
The relationship between the students motor skills, the final classifications in physical education and the teachers' perceptions: an exploratory study on the 12th grade: internship report
title A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
spellingShingle A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
Ribeiro, Helder José Fernandes
Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
title_full A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
title_fullStr A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
title_full_unstemmed A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
title_sort A relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
author Ribeiro, Helder José Fernandes
author_facet Ribeiro, Helder José Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, César Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Helder José Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57209
url http://hdl.handle.net/1822/57209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201723174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133049372278784