Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Noele Baptista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38446
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_3bc22571edf0fe9397a12d940aafd4be
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º anoCiência e tecnologiaReacções químicasInvestigação qualitativaLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este trabalho tem como finalidade conhecer como é que uma abordagem CTSA contribui para as aprendizagens dos alunos na temática "aspetos quantitativos das reações químicas", da unidade "Equilíbrio Químico", do programa de Química da disciplina de Física e Química A, do 11º ano de escolaridade do Ensino Secundário. Para dar resposta a esta problemática pretende-se identificar as dificuldades que os alunos sentiram durante a realização das tarefas, recorrendo a uma abordagem CTSA, as aprendizagens realizadas e a avaliação que fazem do uso dessas tarefas. As intervenções foram realizadas numa turma do 11º ano constituída por 26 alunos. A proposta didática está organizada uma sequência de cinco aulas, duas de 90 minutos e três de 135 minutos. A totalidade das intervenções contempla o desenvolvimento de cinco tarefas de cariz investigativo, recorrendo a uma abordagem CTSA. Foi utilizada uma abordagem de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi efetuada recorrendo a entrevistas em grupo focado, aos registos escritos dos alunos e a notas de campo resultantes da observação das aulas. Os resultados demonstraram que os alunos sentiram dificuldades do tipo concetual, processual, social, atitudinal e axiológico. Os resultados revelaram também que os alunos superaram as dificuldades e aprenderam novos conceitos, desenvolveram novas competências e estabeleceram relações CTSA. As aprendizagens realizadas envolveram a mobilização de conhecimentos, o estabelecimento de relações entre conceitos, a seleção e resumo de informação, tirar conclusões e o trabalho em grupo. Os resultados mostraram ainda que os alunos avaliaram as tarefas como promotoras das aprendizagens e da literacia científica.This work aim is to know how a STSE approach, concerning quantitative aspects of chemical reactions, contributes to 11th grade students’ learning. To respond to this problem, we intend to identify the difficulties experienced by the students during the development of the tasks using STSE approach, the learning performed and their evaluation on the use of these tasks. The work was conducted in an 11th grade class involving 26 students. The didactic proposal is organized in a sequence of five lessons, two of 90 minutes and three of 135 minutes. The didactic proposal includes the development of five inquiry tasks, using a STSE approach. A qualitative research methodology was used. Data collection was performed using focused group interviews, written documents of the students and field notes of the teacher, concerning of observation of the lessons. The results showed that the students felt conceptual, procedural, social, attitudinal and axiological difficulties. The results also revealed that the students overcame the difficulties and learned new concepts, developed new competencies and established STSE relations. The learning carried out by the students involved knowledge mobilization, relationships between concepts, selection and summary information, draw conclusions and work in group. The results also showed that the students evaluated the inquiry tasks as promoters of learning and scientific literacy.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaPeres, Noele Baptista2019-05-31T10:39:09Z20192019-02-252019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38446TID:202300234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:18.240187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
title Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
spellingShingle Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
Peres, Noele Baptista
Ciência e tecnologia
Reacções químicas
Investigação qualitativa
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
title_full Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
title_fullStr Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
title_full_unstemmed Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
title_sort Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º ano
author Peres, Noele Baptista
author_facet Peres, Noele Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Noele Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Reacções químicas
Investigação qualitativa
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciência e tecnologia
Reacções químicas
Investigação qualitativa
Literacia científica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31T10:39:09Z
2019
2019-02-25
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38446
TID:202300234
url http://hdl.handle.net/10451/38446
identifier_str_mv TID:202300234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134460660154368