Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raminhos, Luís Miguel, 1979-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23753
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_94d28222f2de15fd1223a171bd8c7404
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reaisEnsino-aprendizagemBase de dadosAvaliação das aprendizagensDesempenho dos professoresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015A prática de ensino supervisionada aqui apresentada decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa. De sua variada oferta educativa, consta o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, cujo plano de estudos apresenta a disciplina de Sistemas de Informação. A minha intervenção foi realizada no módulo 6, Linguagem de Programação IV, vocacionado para a linguagem SQL. Foi proposto aos alunos desenvolver base de dados que respeitassem determinados requisitos. Para isso, planearam e desenharam o modelo Entidade- Relação, codificaram as bases de dados, alteraram a estrutura das tabelas, inseriram os registos e codificaram as pesquisas complexas. A estratégia de ensino utilizada foi inspirada na metodologia aprendizagem baseada em projetos, porque permite o trabalho em grupo, centra o processo de aprendizagem nos alunos, fomenta o debate e a reflexão, envolve o aluno em problemas reais e desenvolve a sua autonomia. Foram utilizados três tipos de avaliação, diagnóstica, formativa e sumativa, na recolha de dados relativos ao processo de aprendizagem dos alunos. O questionário de diagnóstico possibilitou a verificação de conhecimentos sobre base de dados. A recolha de informação, durante a realização do projeto, permitiu a gestão do processo de aprendizagem pela identificação e correção de erros dos alunos. Na última aula da intervenção, o teste sumativo de componente prática serviu para classificar os alunos e revelar as aprendizagens consolidadas. Os resultados alcançados evidenciam que a avaliação formativa foi fundamental para a realização das aprendizagens e para a melhoria da classificação sumativa. Os alunos desenvolveram competências de utilização da linguagem SQL na codificação da estrutura de base de dados e na realização de pesquisas complexas.The teaching practice supervised presented here took place at High School D. Pedro V, Lisbon. Its varied educational provision contained the Multimedia Technician Professional Course, whose syllabus presents the subject of Information Systems. My intervention took place in module 6, Programming Language IV, designed for the SQL language. Students were challenged to develop a database by following certain requirements. This was developed by planning and designing an Entity Relationship Diagram, programming databases, changing the table structure, inserting values into table and programming complex queries. The teaching strategy used was inspired by project-based learning methodology because it allows group work and student centered learning, fosters debate and reflection, engages students in real-life problems and develops their autonomy. Three types of evaluation, diagnostic, formative and summative, were used to gather information about students learning. The diagnostic questionnaire allowed the knowledge assessment of database. The data collection during the project lifecycle allowed the learning management process to identify and correct students’ mistakes. In the last class of the intervention, the summative assessment served to classify students and to reveal the consolidated learning. The results show that formative assessment was essential for learning achievement and to improve the summative rating. The students developed the SQL programming skills by coding the database structure and by conducting complex queries.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaRaminhos, Luís Miguel, 1979-2016-05-19T17:44:04Z20152015-10-092015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23753TID:201220598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:12:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:00.456075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
title Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
spellingShingle Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
Raminhos, Luís Miguel, 1979-
Ensino-aprendizagem
Base de dados
Avaliação das aprendizagens
Desempenho dos professores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
title_full Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
title_fullStr Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
title_full_unstemmed Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
title_sort Ensino de base de dados, através do SQL, na resolução de situações reais
author Raminhos, Luís Miguel, 1979-
author_facet Raminhos, Luís Miguel, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Raminhos, Luís Miguel, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Base de dados
Avaliação das aprendizagens
Desempenho dos professores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Ensino-aprendizagem
Base de dados
Avaliação das aprendizagens
Desempenho dos professores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-09
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-19T17:44:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23753
TID:201220598
url http://hdl.handle.net/10451/23753
identifier_str_mv TID:201220598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134320995074048