Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Diogo Moreira Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10054
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Com o mesmo pretendo abordar de uma forma crítica e reflexiva todo o processo de prática pedagógica supervisionada na lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo também essencial para tal manifestar esse mesmo olhar crítico e reflexivo para com o contexto escolar em que estive inserido, realizando assim um «apanhado» das experiências vividas ao longo deste processo que, no seu conjunto, contribuíram para a formulação da minha visão como profissional da área, bem como da minha conceção de educação e especialmente da minha conceção de Educação Física, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos da minha formação inicial, bem como, dos que adquiri ao longo deste ano. Este documento contempla três partes fundamentais: contextualização, onde se faz uma breve análise crítica da complexidade do contexto escolar; análise crítica e reflexiva sobre a intervenção nos domínios fundamentais da minha prática pedagógica nas diferentes áreas e por fim uma reflexão final, onde procuro explicar as principais dificuldades sentidas neste processo de estágio, e como estas foram ultrapassadas, acabando por se tornarem as maiores aprendizagens retiradas do mesmo.
id RCAP_3c532a31dd4db394e1aa7167119dbaca
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de CarcavelosMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOS CURRICULARESPROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICASSPORTPHYSICAL EDUCATIONCURRICULAR INTERNSHIPSTEACHING-LEARNING PROCESSPEDAGOGICAL PRACTICESO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Com o mesmo pretendo abordar de uma forma crítica e reflexiva todo o processo de prática pedagógica supervisionada na lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo também essencial para tal manifestar esse mesmo olhar crítico e reflexivo para com o contexto escolar em que estive inserido, realizando assim um «apanhado» das experiências vividas ao longo deste processo que, no seu conjunto, contribuíram para a formulação da minha visão como profissional da área, bem como da minha conceção de educação e especialmente da minha conceção de Educação Física, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos da minha formação inicial, bem como, dos que adquiri ao longo deste ano. Este documento contempla três partes fundamentais: contextualização, onde se faz uma breve análise crítica da complexidade do contexto escolar; análise crítica e reflexiva sobre a intervenção nos domínios fundamentais da minha prática pedagógica nas diferentes áreas e por fim uma reflexão final, onde procuro explicar as principais dificuldades sentidas neste processo de estágio, e como estas foram ultrapassadas, acabando por se tornarem as maiores aprendizagens retiradas do mesmo.This report is about my Pedagogical Internship held during 2nd year Masters degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education from Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, accomplished in 2017/2018 at Escola Básica e Secundária de Carcavelos. The main goal is to make a critical and reflexive approach to the supervised pedagocial practice in lecturing, class management, school sports and seminars. Besides that I also had to take the same approach about the school context. All this together allowed me to obtain my own vision as a teacher, my conception of education and also my conception of physical education, by using all the acquired knowledge during my inicial training model plus the one accquired in this year. This document has a contextualization, where it´s made a critical analysis of the school context, a criticial and reflexive analysis about my development in lecturing, class management, school sports and seminars and a final reflection where I intend to explain the main difficulties felt during this intership, and how they where overtaken.2020-02-13T13:30:10Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10054TID:202424022porFaria, Diogo Moreira Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:08.121573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
spellingShingle Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Faria, Diogo Moreira Machado
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
TEACHING-LEARNING PROCESS
PEDAGOGICAL PRACTICES
title_short Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_fullStr Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_full_unstemmed Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
title_sort Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
author Faria, Diogo Moreira Machado
author_facet Faria, Diogo Moreira Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Diogo Moreira Machado
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
TEACHING-LEARNING PROCESS
PEDAGOGICAL PRACTICES
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
CURRICULAR INTERNSHIPS
TEACHING-LEARNING PROCESS
PEDAGOGICAL PRACTICES
description O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Com o mesmo pretendo abordar de uma forma crítica e reflexiva todo o processo de prática pedagógica supervisionada na lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo também essencial para tal manifestar esse mesmo olhar crítico e reflexivo para com o contexto escolar em que estive inserido, realizando assim um «apanhado» das experiências vividas ao longo deste processo que, no seu conjunto, contribuíram para a formulação da minha visão como profissional da área, bem como da minha conceção de educação e especialmente da minha conceção de Educação Física, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos da minha formação inicial, bem como, dos que adquiri ao longo deste ano. Este documento contempla três partes fundamentais: contextualização, onde se faz uma breve análise crítica da complexidade do contexto escolar; análise crítica e reflexiva sobre a intervenção nos domínios fundamentais da minha prática pedagógica nas diferentes áreas e por fim uma reflexão final, onde procuro explicar as principais dificuldades sentidas neste processo de estágio, e como estas foram ultrapassadas, acabando por se tornarem as maiores aprendizagens retiradas do mesmo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-02-13T13:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10054
TID:202424022
url http://hdl.handle.net/10437/10054
identifier_str_mv TID:202424022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228832530432