EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Teresa Campos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2576
Resumo: No decorrer desta investigação, iremos abordar de forma abrangente o subdomínio das Artes visuais como forma de desenvolvimento da identidade cultural dos indivíduos e sustentabilidade do planeta, com o apoio de diversos artistas contemporâneos para fomentar conhecimentos e competências transversais,nomeadamente a criatividade, a curiosidade, a cooperação, a relação entre pares, entre outros, e, bem como, as especificidades das artes em contexto, a expressão e comunicação e a apropriação elementar da linguagem artística. Desta forma, o grupo em estudo será constituído por 15 crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos, inserida numa instituição na cidade de Matosinhos, distrito do Porto. O objetivo fundamental deste trabalho de investigação é saber se as crianças conseguem refletir sobre os problemas da sustentabilidade, da identidade cultural da cidade onde estão inseridos e do seu papel como cidadãos. Para além da reflexão, irá ser proposto às crianças que construam de forma criativa uma cidade sustentável, através das Artes Visuais. Esta investigação de estudo caso terá como técnicas de recolha de dados grelhas de observação sobre as atividades efetuadas com as crianças, estas estarão relacionadas com os grandes temas da sustentabilidade do planeta, a identidade cultural e de si mesmo como cidadão. Haverá também entrevistas a 10 educadoras, de forma averiguar quais os conceitos que têm relativamente a este tema da sustentabilidade
id RCAP_a0156085be3534da4415956cd08eba1d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planetaEducação pré-escolarArtes visuaisSustentabilidadeNo decorrer desta investigação, iremos abordar de forma abrangente o subdomínio das Artes visuais como forma de desenvolvimento da identidade cultural dos indivíduos e sustentabilidade do planeta, com o apoio de diversos artistas contemporâneos para fomentar conhecimentos e competências transversais,nomeadamente a criatividade, a curiosidade, a cooperação, a relação entre pares, entre outros, e, bem como, as especificidades das artes em contexto, a expressão e comunicação e a apropriação elementar da linguagem artística. Desta forma, o grupo em estudo será constituído por 15 crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos, inserida numa instituição na cidade de Matosinhos, distrito do Porto. O objetivo fundamental deste trabalho de investigação é saber se as crianças conseguem refletir sobre os problemas da sustentabilidade, da identidade cultural da cidade onde estão inseridos e do seu papel como cidadãos. Para além da reflexão, irá ser proposto às crianças que construam de forma criativa uma cidade sustentável, através das Artes Visuais. Esta investigação de estudo caso terá como técnicas de recolha de dados grelhas de observação sobre as atividades efetuadas com as crianças, estas estarão relacionadas com os grandes temas da sustentabilidade do planeta, a identidade cultural e de si mesmo como cidadão. Haverá também entrevistas a 10 educadoras, de forma averiguar quais os conceitos que têm relativamente a este tema da sustentabilidade. In the course of this research, we will comprehensively address the subdomain of Visual Arts as a way of developing the cultural identity of individuals and the sustainability of the planet, with the support of several contemporary artists to foster transversal knowledge and skills such as creativity, curiosity, cooperation, the relationship between peers, among others, as well as the specificities of the arts in context, expression and communication, and the basic appropriation of artistic language. Thus, the study group will be composed of 15 children aged 3 and 4 years old, enrolled in an institution in the city of Matosinhos, Porto district. The main objective of this research is to know if children can reflect on the problems of sustainability, the cultural identity of the city where they are inserted and their role as citizens. In addition to reflection, children will be proposed to creatively build a sustainable city through the Visual Arts. This study case study will have as data collection techniques observation grids on the activities carried out with children. These will be related to the theme of the planet's sustainability, cultural identity and of oneself, as a citizen. There will also be interviews with 10 educators, in order to find out what concepts they have regarding this theme of sustainability2018-04-05T09:08:34Z2018-03-22T00:00:00Z2018-03-222018-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2576TID:201891280porOliveira, Maria Teresa Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:09Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:21.590841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
title EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
spellingShingle EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
Oliveira, Maria Teresa Campos
Educação pré-escolar
Artes visuais
Sustentabilidade
title_short EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
title_full EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
title_fullStr EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
title_full_unstemmed EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
title_sort EcoArte: a utilização das artes visuais para a sustentabilidade do planeta
author Oliveira, Maria Teresa Campos
author_facet Oliveira, Maria Teresa Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Teresa Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Artes visuais
Sustentabilidade
topic Educação pré-escolar
Artes visuais
Sustentabilidade
description No decorrer desta investigação, iremos abordar de forma abrangente o subdomínio das Artes visuais como forma de desenvolvimento da identidade cultural dos indivíduos e sustentabilidade do planeta, com o apoio de diversos artistas contemporâneos para fomentar conhecimentos e competências transversais,nomeadamente a criatividade, a curiosidade, a cooperação, a relação entre pares, entre outros, e, bem como, as especificidades das artes em contexto, a expressão e comunicação e a apropriação elementar da linguagem artística. Desta forma, o grupo em estudo será constituído por 15 crianças na faixa etária dos 3 e 4 anos, inserida numa instituição na cidade de Matosinhos, distrito do Porto. O objetivo fundamental deste trabalho de investigação é saber se as crianças conseguem refletir sobre os problemas da sustentabilidade, da identidade cultural da cidade onde estão inseridos e do seu papel como cidadãos. Para além da reflexão, irá ser proposto às crianças que construam de forma criativa uma cidade sustentável, através das Artes Visuais. Esta investigação de estudo caso terá como técnicas de recolha de dados grelhas de observação sobre as atividades efetuadas com as crianças, estas estarão relacionadas com os grandes temas da sustentabilidade do planeta, a identidade cultural e de si mesmo como cidadão. Haverá também entrevistas a 10 educadoras, de forma averiguar quais os conceitos que têm relativamente a este tema da sustentabilidade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-05T09:08:34Z
2018-03-22T00:00:00Z
2018-03-22
2018-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2576
TID:201891280
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2576
identifier_str_mv TID:201891280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628645122048