Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.32632 |
Resumo: | Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal. |
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Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portuguesesValores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portuguesesArtigosEste artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.This article presents the first extensive study conducted in Portugal, where the aspects that mathematics teachers value the most in the teaching and learning of this subject are identified and discussed. The study followed a qualitative methodology and used content analysis to categorize the participants' responses, obtained through an electronic questionnaire. 113 mathematics teachers, teaching in the 7th and/or 10th grade, were surveyed about the three aspects they considered most important in the teaching and learning of mathematics. The authors developed and operationalized a coding protocol based on a pre-existing analytical framework. The results show that the surveyed teachers essentially value three aspects - Motivation and dedication, Well-being, and Curriculum and school organization. This suggests a strong tendency to value, on one hand, aspects that hold the students responsible for their own learning (e.g., motivation and attention) and, on the other hand, aspects external to the teacher (e.g., curriculum). Finally, the implications of these results for teacher training and curriculum development are discussed, considering the current moment of curricular changes in Portugal.APM - Associação de Professores de Matemática2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.32632por2183-28380872-3915Silvestre, Ana IsabelJacinto, HéliaSerrazina, LurdesAmado, NéliaCarreira, SusanaSantos, ElviraTomás Ferreira, RosaMartins, CristinaVara Pires, ManuelCastro, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T20:45:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:08.654372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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