Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/29832
Resumo: Com este estudo pretendeu-se aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de diferenciação pedagógica, expor hipóteses da sua aplicação prática no Ensino, neste caso no Ensino de Geografia e aferir sobre o seu contributo na motivação dos alunos, mas principalmente, na evolução do aproveitamento dos mesmos no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este relatório descreve, também, a Prática de Ensino Supervisionada que foi efetuada na Escola Secundária António Damásio, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, bem como as metodologias empregues em duas turmas. Uma metodologia mais tradicional, ainda que, e obviamente, recorrendo a atividades diferenciadas e diversificadas, na turma do 8.º F, e outra metodologia assente em estratégias de diferenciação pedagógica na turma do 10.º S, do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, sobre a qual recairá, por razões óbvias, a maior atenção do nosso estudo. A análise e interpretação dos dados e dos resultados finais, serviu para aferir sobre o cumprimento dos objetivos. Após reflexão, considera-se que os objetivos foram alcançados, tendo os resultados confirmado a tese de que os alunos se sentem mais motivados e aprendem mais com estratégias assentes na diferenciação pedagógica.
id RCAP_3d7a4f301431f7089c06f7470912dd64
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/29832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à práticaEnsino de GeografiaProcesso ensino-aprendizagemDiferenciação pedagógicaPrática de Ensino SupervisionadaPedagogical differentiationGeography teachingTeaching-learning processSupervised Teaching PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCom este estudo pretendeu-se aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de diferenciação pedagógica, expor hipóteses da sua aplicação prática no Ensino, neste caso no Ensino de Geografia e aferir sobre o seu contributo na motivação dos alunos, mas principalmente, na evolução do aproveitamento dos mesmos no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este relatório descreve, também, a Prática de Ensino Supervisionada que foi efetuada na Escola Secundária António Damásio, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, bem como as metodologias empregues em duas turmas. Uma metodologia mais tradicional, ainda que, e obviamente, recorrendo a atividades diferenciadas e diversificadas, na turma do 8.º F, e outra metodologia assente em estratégias de diferenciação pedagógica na turma do 10.º S, do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, sobre a qual recairá, por razões óbvias, a maior atenção do nosso estudo. A análise e interpretação dos dados e dos resultados finais, serviu para aferir sobre o cumprimento dos objetivos. Após reflexão, considera-se que os objetivos foram alcançados, tendo os resultados confirmado a tese de que os alunos se sentem mais motivados e aprendem mais com estratégias assentes na diferenciação pedagógica.The purpose of this study was to deepen the knowledge about the strategies of pedagogical differentiation, to present hypotheses about its practical application in Teaching, in this case in Geography Teaching and to assess its contribution to students’ motivation, but mainly, in the evolution of their classifications in the course of the teaching-learning process. This report also describes the Supervised Teaching Practice that was carried out at Escola Secundária António Damásio, in the parish of Santa Maria dos Olivais, in Lisbon, as well as the methodologies used in two classes. A more traditional methodology, although obviously using different and diversified activities in the class 8.º F, and another methodology based on strategies of pedagogical differentiation in the class 10.º S of the Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas on which, for obvious reasons, the greatest attention will be paid in our study. The analysis and interpretation of the data and the final results served to gauge the achievement of the objectives. After reflection, it is considered that the objectives were achieved, and the results confirmed the thesis that students feel more motivated and learn more with educational strategies based on pedagogical differentiation.Almeida, Sílvia deMartins, FernandoRUNAlmeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de2018-02-05T11:27:34Z2017-12-132017-10-062017-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/29832TID:201790220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:20Zoai:run.unl.pt:10362/29832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:20.011690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
title Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
spellingShingle Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
Almeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de
Ensino de Geografia
Processo ensino-aprendizagem
Diferenciação pedagógica
Prática de Ensino Supervisionada
Pedagogical differentiation
Geography teaching
Teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
title_full Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
title_fullStr Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
title_sort Diferenciação pedagógica: um caminho para o sucesso escolar, da teoria à prática
author Almeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de
author_facet Almeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Sílvia de
Martins, Fernando
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rui Tiago da Costa Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Processo ensino-aprendizagem
Diferenciação pedagógica
Prática de Ensino Supervisionada
Pedagogical differentiation
Geography teaching
Teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino de Geografia
Processo ensino-aprendizagem
Diferenciação pedagógica
Prática de Ensino Supervisionada
Pedagogical differentiation
Geography teaching
Teaching-learning process
Supervised Teaching Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Com este estudo pretendeu-se aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de diferenciação pedagógica, expor hipóteses da sua aplicação prática no Ensino, neste caso no Ensino de Geografia e aferir sobre o seu contributo na motivação dos alunos, mas principalmente, na evolução do aproveitamento dos mesmos no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este relatório descreve, também, a Prática de Ensino Supervisionada que foi efetuada na Escola Secundária António Damásio, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, bem como as metodologias empregues em duas turmas. Uma metodologia mais tradicional, ainda que, e obviamente, recorrendo a atividades diferenciadas e diversificadas, na turma do 8.º F, e outra metodologia assente em estratégias de diferenciação pedagógica na turma do 10.º S, do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, sobre a qual recairá, por razões óbvias, a maior atenção do nosso estudo. A análise e interpretação dos dados e dos resultados finais, serviu para aferir sobre o cumprimento dos objetivos. Após reflexão, considera-se que os objetivos foram alcançados, tendo os resultados confirmado a tese de que os alunos se sentem mais motivados e aprendem mais com estratégias assentes na diferenciação pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2017-10-06
2017-12-13T00:00:00Z
2018-02-05T11:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/29832
TID:201790220
url http://hdl.handle.net/10362/29832
identifier_str_mv TID:201790220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137919002214400