Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11573
Resumo: O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado de uma investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), através de estudo teórico e observação/intervenção desenvolvida no pré-escolar e no 1.º Ciclo do ensino básico, tendo como foco o desocultar da Matemática à nossa volta. Os meus grandes objetivos são de compreender de que modo as crianças se apercebem da matemática à sua volta, de que modo a usam para se relacionarem com a realidade e como se pode promover o desenvolvimento de conexões entre a matemática e a realidade por parte das crianças. Assim, as questões que me orientaram foram: de que modo as crianças relacionam a matemática com a realidade e identificam as conexões, de que modo as crianças percorrem o ciclo de modelação matemática, as ideias e interpretações que as crianças criam sobre a matemática e a realidade e as ideias e interpretações que a educadora e professora têm da matemática com a realidade. Para conseguir os dados que pretendia, segui uma metodologia de investigação sobre a própria prática com o intuito de programar, conduzir e refletir sobre as minhas intervenções com as crianças no que diz respeito ao tema em estudo. Analisei as produções dos alunos para identificar conexões e caracterizar como percorrem o ciclo de modelação matemática. Entrevistei crianças e a educadora e professora para auscultar as suas perspetivas sobre a relação da matemática com a realidade. Conclui que as crianças desde cedo podem trabalhar sobre as conexões da realidade com a Matemática, aproveitando os contextos da vida real, e que elas conseguem dar sentido à Matemática dessa forma, estando a educadora e professora cientes dessa importância; Report of Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Unveiling the mathematics around us Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) is the result of an investigation conducted along the Supervised Teaching Practice (STP), through theoretical study and observation / intervention developed in preschool and elementary school, focusing on unveiling the mathematics around us. My major goals in this study are to understand how children are aware of the mathematics around them, how they use it to engage with reality and how it can promote the development of connections between mathematics and reality. The questions that oriented the study were: How do the children relate math with reality and identify the connections? How do the children run around the cycle of mathematical modelling? What are the perspetctives that the children have about the relation between mathematics with reality? What are the perspetctives that the educator and the teacher have about the relation between mathematics with reality? I followed a methodology of researching my own practice in order to plan, conduct and reflect a teaching experience focused on the theme of my interventions with the children, in wich I collected many data that I analysed. I concluded that children from an early age can work on the connections between reality and mathematics, taking advantage of the real-life contexts, and that they can make sense of mathematics. The educator and the teacher are aware of this importance.
id RCAP_3e0352e351bd6301774d1cc80ffdbb46
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa voltaAprendizagem no pré-escolarAprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoConexões matemáticasModelação matemáticaPrática de ensino supervisionadaLearning in preschoolLearning in elementary schoolMathematical connectionsMathematical modelingSupervised teaching practiceO relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado de uma investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), através de estudo teórico e observação/intervenção desenvolvida no pré-escolar e no 1.º Ciclo do ensino básico, tendo como foco o desocultar da Matemática à nossa volta. Os meus grandes objetivos são de compreender de que modo as crianças se apercebem da matemática à sua volta, de que modo a usam para se relacionarem com a realidade e como se pode promover o desenvolvimento de conexões entre a matemática e a realidade por parte das crianças. Assim, as questões que me orientaram foram: de que modo as crianças relacionam a matemática com a realidade e identificam as conexões, de que modo as crianças percorrem o ciclo de modelação matemática, as ideias e interpretações que as crianças criam sobre a matemática e a realidade e as ideias e interpretações que a educadora e professora têm da matemática com a realidade. Para conseguir os dados que pretendia, segui uma metodologia de investigação sobre a própria prática com o intuito de programar, conduzir e refletir sobre as minhas intervenções com as crianças no que diz respeito ao tema em estudo. Analisei as produções dos alunos para identificar conexões e caracterizar como percorrem o ciclo de modelação matemática. Entrevistei crianças e a educadora e professora para auscultar as suas perspetivas sobre a relação da matemática com a realidade. Conclui que as crianças desde cedo podem trabalhar sobre as conexões da realidade com a Matemática, aproveitando os contextos da vida real, e que elas conseguem dar sentido à Matemática dessa forma, estando a educadora e professora cientes dessa importância; Report of Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Unveiling the mathematics around us Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) is the result of an investigation conducted along the Supervised Teaching Practice (STP), through theoretical study and observation / intervention developed in preschool and elementary school, focusing on unveiling the mathematics around us. My major goals in this study are to understand how children are aware of the mathematics around them, how they use it to engage with reality and how it can promote the development of connections between mathematics and reality. The questions that oriented the study were: How do the children relate math with reality and identify the connections? How do the children run around the cycle of mathematical modelling? What are the perspetctives that the children have about the relation between mathematics with reality? What are the perspetctives that the educator and the teacher have about the relation between mathematics with reality? I followed a methodology of researching my own practice in order to plan, conduct and reflect a teaching experience focused on the theme of my interventions with the children, in wich I collected many data that I analysed. I concluded that children from an early age can work on the connections between reality and mathematics, taking advantage of the real-life contexts, and that they can make sense of mathematics. The educator and the teacher are aware of this importance.Universidade de Évora2014-10-16T15:22:14Z2014-10-162014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11573http://hdl.handle.net/10174/11573TID:201245949porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoana_cambeiro@hotmail.com672Cambeiro, Joana Margarida Malarranhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:19.119062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
Aprendizagem no pré-escolar
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Conexões matemáticas
Modelação matemática
Prática de ensino supervisionada
Learning in preschool
Learning in elementary school
Mathematical connections
Mathematical modeling
Supervised teaching practice
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: desocultar a matemática à nossa volta
author Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
author_facet Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cambeiro, Joana Margarida Malarranha
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem no pré-escolar
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Conexões matemáticas
Modelação matemática
Prática de ensino supervisionada
Learning in preschool
Learning in elementary school
Mathematical connections
Mathematical modeling
Supervised teaching practice
topic Aprendizagem no pré-escolar
Aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Conexões matemáticas
Modelação matemática
Prática de ensino supervisionada
Learning in preschool
Learning in elementary school
Mathematical connections
Mathematical modeling
Supervised teaching practice
description O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é o resultado de uma investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), através de estudo teórico e observação/intervenção desenvolvida no pré-escolar e no 1.º Ciclo do ensino básico, tendo como foco o desocultar da Matemática à nossa volta. Os meus grandes objetivos são de compreender de que modo as crianças se apercebem da matemática à sua volta, de que modo a usam para se relacionarem com a realidade e como se pode promover o desenvolvimento de conexões entre a matemática e a realidade por parte das crianças. Assim, as questões que me orientaram foram: de que modo as crianças relacionam a matemática com a realidade e identificam as conexões, de que modo as crianças percorrem o ciclo de modelação matemática, as ideias e interpretações que as crianças criam sobre a matemática e a realidade e as ideias e interpretações que a educadora e professora têm da matemática com a realidade. Para conseguir os dados que pretendia, segui uma metodologia de investigação sobre a própria prática com o intuito de programar, conduzir e refletir sobre as minhas intervenções com as crianças no que diz respeito ao tema em estudo. Analisei as produções dos alunos para identificar conexões e caracterizar como percorrem o ciclo de modelação matemática. Entrevistei crianças e a educadora e professora para auscultar as suas perspetivas sobre a relação da matemática com a realidade. Conclui que as crianças desde cedo podem trabalhar sobre as conexões da realidade com a Matemática, aproveitando os contextos da vida real, e que elas conseguem dar sentido à Matemática dessa forma, estando a educadora e professora cientes dessa importância; Report of Teaching Practice in Pre-school and Primary School: Unveiling the mathematics around us Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) is the result of an investigation conducted along the Supervised Teaching Practice (STP), through theoretical study and observation / intervention developed in preschool and elementary school, focusing on unveiling the mathematics around us. My major goals in this study are to understand how children are aware of the mathematics around them, how they use it to engage with reality and how it can promote the development of connections between mathematics and reality. The questions that oriented the study were: How do the children relate math with reality and identify the connections? How do the children run around the cycle of mathematical modelling? What are the perspetctives that the children have about the relation between mathematics with reality? What are the perspetctives that the educator and the teacher have about the relation between mathematics with reality? I followed a methodology of researching my own practice in order to plan, conduct and reflect a teaching experience focused on the theme of my interventions with the children, in wich I collected many data that I analysed. I concluded that children from an early age can work on the connections between reality and mathematics, taking advantage of the real-life contexts, and that they can make sense of mathematics. The educator and the teacher are aware of this importance.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T15:22:14Z
2014-10-16
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11573
http://hdl.handle.net/10174/11573
TID:201245949
url http://hdl.handle.net/10174/11573
identifier_str_mv TID:201245949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joana_cambeiro@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136538550861824