Concepções dos professores do 1º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2646 |
Resumo: | Trata-se de um estudo das concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens. Para tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente ajudaram-nos a analisar e a refletir sobre esta temática, tendo em conta a sua grande complexidade, o contexto educativo português e ainda a responsabilidade imputada ao papel do professor enquanto avaliador. A avaliação, ao longo dos tempos, comportou várias direções em função das finalidades que dela se pretendiam e, por isso, efectuou-se uma abordagem ao conceito de avaliação e à sua evolução, tentando compreender as mudanças mais significativas. Desenvolveu-se ainda neste estudo uma abordagem à evolução do quadro legal português sobre a avaliação das aprendizagens, desde a publicação da Lei n.º 46/86 de 14 de outubro – Lei de Bases do Sistema Educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo os sujeitos do estudo, 95 professores do 1.º ciclo de ensino básico de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às suas concepções da prática avaliativa, constatou-se que os professores têm consciência que a avaliação das aprendizagens não é uma tarefa fácil e que o processo avaliativo como intervenção pedagógica feita para ajudar os alunos a melhorar as suas aprendizagens, é uma realidade. |
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Trata-se de um estudo das concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a avaliação das aprendizagens. Para tal realizou-se uma fundamentação teórica sustentada em diversos investigadores que posteriormente ajudaram-nos a analisar e a refletir sobre esta temática, tendo em conta a sua grande complexidade, o contexto educativo português e ainda a responsabilidade imputada ao papel do professor enquanto avaliador. A avaliação, ao longo dos tempos, comportou várias direções em função das finalidades que dela se pretendiam e, por isso, efectuou-se uma abordagem ao conceito de avaliação e à sua evolução, tentando compreender as mudanças mais significativas. Desenvolveu-se ainda neste estudo uma abordagem à evolução do quadro legal português sobre a avaliação das aprendizagens, desde a publicação da Lei n.º 46/86 de 14 de outubro – Lei de Bases do Sistema Educativo. Metodologicamente optou-se por uma abordagem quantitativa, sendo os sujeitos do estudo, 95 professores do 1.º ciclo de ensino básico de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Analisadas as respostas dos inquiridos quanto às suas concepções da prática avaliativa, constatou-se que os professores têm consciência que a avaliação das aprendizagens não é uma tarefa fácil e que o processo avaliativo como intervenção pedagógica feita para ajudar os alunos a melhorar as suas aprendizagens, é uma realidade. |
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