Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1909 |
Resumo: | Nos países mais evoluídos permanece em debate uma questão controvérsia. O dilema centra-se na forma como poderá ser assegurada uma escolarização que tenha como objetivo o sucesso dos alunos e difundir a equidade educativa (Rodrigues, 2012). Nesse sentido torna-se essencial compreender os fatores que influenciam o desempenho escolar. O propósito deste estudo passa por perceber qual a relação que existe entre o envolvimento do aluno na escola, a perceção de apoio familiar e o desempenho escolar. Para isso utilizaram se, a escala de envolvimento do aluno na escola (Veiga, 2016), o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (Batista, 2005), o Social Support Appraisals (Antunes & Fontaine, 1994) e a média das notas do 1º período. Foram realizadas análises correlacionais, regressões múltiplas e o teste de Kruskal-Wallis numa amostra de 82 alunos do 3ºciclo da Região Autónoma da Madeira. Constata-se que existe uma correlação positiva entre o envolvimento do aluno e o seu desempenho. Foi ainda observada correlação negativa entre o apoio familiar e o desempenho dos alunos, assim como entre o apoio familiar e o envolvimento. Verificou-se ainda que, o envolvimento é maior preditor do desempenho escolar do que o apoio familiar. Por fim, os resultados demonstraram que os níveis de envolvimento comportamental tendem a diminuir do 7º para o 9º ano, ao contrário do que acontece com a dimensão da adaptação do apoio familiar que tende a aumentar. Deste modo, verifica-se que o envolvimento do aluno na escola é importante para a melhoraria do desempenho do mesmo. Contudo, atualmente, o envolvimento comportamental ainda se encontra fortemente associado às boas notas, ainda que se tenha constatado que o mais importante é o envolvimento ativo no seu processo de ensino-aprendizagem (agenciativo). Por outro lado, os resultados revelam que a pouca monitorização dos pais pode estar associada ao fraco desempenho escolar. |
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Envolvimento do aluno na escola, perceção de apoio familiar e desempenho escolarEnvolvimento do aluno na escolaPerceção do apoio familiarDesempenho escolar3.º CicloStudent engagement in schoolPerception of family supportSchool performance3rd CyclePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaNos países mais evoluídos permanece em debate uma questão controvérsia. O dilema centra-se na forma como poderá ser assegurada uma escolarização que tenha como objetivo o sucesso dos alunos e difundir a equidade educativa (Rodrigues, 2012). Nesse sentido torna-se essencial compreender os fatores que influenciam o desempenho escolar. O propósito deste estudo passa por perceber qual a relação que existe entre o envolvimento do aluno na escola, a perceção de apoio familiar e o desempenho escolar. Para isso utilizaram se, a escala de envolvimento do aluno na escola (Veiga, 2016), o Inventário de Perceção de Suporte Familiar (Batista, 2005), o Social Support Appraisals (Antunes & Fontaine, 1994) e a média das notas do 1º período. Foram realizadas análises correlacionais, regressões múltiplas e o teste de Kruskal-Wallis numa amostra de 82 alunos do 3ºciclo da Região Autónoma da Madeira. Constata-se que existe uma correlação positiva entre o envolvimento do aluno e o seu desempenho. Foi ainda observada correlação negativa entre o apoio familiar e o desempenho dos alunos, assim como entre o apoio familiar e o envolvimento. Verificou-se ainda que, o envolvimento é maior preditor do desempenho escolar do que o apoio familiar. Por fim, os resultados demonstraram que os níveis de envolvimento comportamental tendem a diminuir do 7º para o 9º ano, ao contrário do que acontece com a dimensão da adaptação do apoio familiar que tende a aumentar. Deste modo, verifica-se que o envolvimento do aluno na escola é importante para a melhoraria do desempenho do mesmo. Contudo, atualmente, o envolvimento comportamental ainda se encontra fortemente associado às boas notas, ainda que se tenha constatado que o mais importante é o envolvimento ativo no seu processo de ensino-aprendizagem (agenciativo). Por outro lado, os resultados revelam que a pouca monitorização dos pais pode estar associada ao fraco desempenho escolar.In the most developed countries, an issue that raises a great universal controversy remains. The dilemma is focused on how schooling can be ensured with the goal of student success, as well as the dissemination of educational equity (Rodrigues, 2012). In this sense it is essential to understand the factors that influence school performance. The purpose of this study is to understand the relationship between the student's engagement in school, the perception of family support and school performance. For this purpose, were used The Social Support Appraisals (SSA, Antunes & Fontaine, 1994), the Family Support Perception Inventory (IPSF, Batista, 2005) 1994), the scale of student engagement in school (SES-4DS; Veiga, 2013) and the average of the 1st period notes. Correlational analyzes, multiple regressions and the Kruskal-Wallis test were performed on a sample of 82 students from the 3rd cycle of the Autonomous Region of Madeira. It is observed that there is a positive correlation between student engagement and performance. There was also a negative correlation between family support and student performance, as well as between family support and engagement. It was also found that involvement is a greater predictor of school performance than family support. Finally, the results showed that levels of behavioral involvement tend to decrease from the 7th to the 9th year, in contrast to the size of the adjustment of family support that tends to increase. In this way, it is verified that the student's involvement in school is important for the improvement of the performance of the same. However, currently, behavioral involvement is still strongly associated with good grades, although it has been found that the most important is active involvement in its teaching learning (agency) process. On the other hand, the results show that poor parental monitoring may be associated with poor school performance.Beja, Maria João Gouveia PereiraPortugal, Alda Patrícia MarquesDigitUMaGonçalves, Sara Sofia Basílio2018-04-27T14:24:23Z2018-01-16T00:00:00Z2018-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1909201882256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:38Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:40.519374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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