A poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/12163 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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A poesia no primeiro ciclo do ensino básico: das orientações curriculares às decisões docentesEnsino básico 1º cicloPoesiaTese de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO carácter vago das Orientações Curriculares, a par da falta de formação específica dos docentes e de recursos educativos de qualidade, permite-nos afirmar que, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a abordagem do texto poético fica ao critério de cada professor, podendo este dar-lhe, ou não, um lugar de destaque nas suas práticas lectivas. Apesar de escassa, a investigação sobre as decisões e a acção dos docentes sugere que este tipo de texto, apesar do seu valor intrínseco e educativo, aparece na sala de aula por indicação do manual, de modo episódico e ao serviço de efemérides e eventos esporádicos, situando-se no campo do lúdico, da diversão e obedecendo, regra geral, a critérios de índole lexical e gramatical, depreciando as competências interpretativa e criativa. Tendo em conta este pressuposto, formulado a partir da revisão da literatura e da análise dos documentos curriculares oficiais, investimos num trabalho empírico que procura averiguar as percepções que os professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico têm das orientações patentes nesse documentos relativas à poesia, determinar o valor que lhe atribuem, inventariar a preparação que referem ter para a trabalhar, por um lado, e que desejariam ter, por outro, a fim de compreender e explicar as decisões destes professores relativamente à integração deste tipo de texto nas suas práticas de ensino. Os dados apurados, através de uma entrevista e de uma escala tipo Likert, corroboram as principais ideias assinaladas pelos autores que se têm debruçado sobre este assunto e que são, em termos gerais, as seguintes: desconhecimento das Orientações Curriculares relativas ao texto poético por parte dos professores; inexistência de formação específica para a exploração da poesia, quer ao nível inicial como contínuo; e desvalorização do valor intrínseco da poesia. A articulação destes três aspectos explica e configura as decisões que os docentes tomam relativamente à poesia e explicam o lugar residual desta na escola.2009-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/12163http://hdl.handle.net/10316/12163porRibeiro, João Manuel de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:58.984664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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