A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Sandra Cristina Babo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar um trabalho de investigação e intervenção desenvolvido ao longo dos estágios nos contextos de Educação Pré-escolar e de1º Ciclo do Ensino Básico. O tema principal neste trabalho incide sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem, tendo como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre esta temática percebendo as perceções dos educadores/professores sobre o assunto e como contemplam a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas entrevistas a 4 educadoras e 5 professoras, um focus grupo com a participação de cinco crianças e foi aplicado um inquérito a uma turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram realizados registos de observação durante ambos os estágios que demonstram a existência ou não existência dessa participação das crianças. No decorrer deste trabalho procurou-se responder à pergunta de partida estabelecida “Qual a conceção dos educadores/professores sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e os efeitos na intervenção pedagógica?”.
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