Da Literatura ao conhecimento da língua : Percursos com sentido no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Carla Sofia Oliveira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1905
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A prática realizou-se num dos Jardins de Infância do concelho de Viana do Castelo, com um grupo de 24 crianças com quatro anos de idade, num período de 10 semanas. O estudo desenvolvido teve por base o ´Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita’ e pretendeu perceber se, partindo da Literatura, é possível promover o conhecimento da língua. Tendo por base esta problemática, foram desenvolvidas três questões de investigação: 1) Que atividades permitem o conhecimento da língua no pré-escolar? 2) De que modo podem os textos de literatura para a infância promover ambientes de conhecimentos da língua?; 3) Como pode o jogo constituir uma estratégia didática para facultar o conhecimento da língua?. Para a recolha de dados foi realizada observação participante e recolha de evidências junto das crianças, bem como inquéritos por questionário aos encarregados de educação, recolha documental, assim como registos fotográficos, áudio e vídeo. Com o objetivo de dar resposta à nossa problemática, idealizamos quatro atividades, em forma de jogo, em que o ponto de partida para estes foi sempre uma obra de literatura infanto-juvenil. A análise dos dados recolhidos conseguiu demonstrar que, partindo de obras literárias, é possível criar jogos que consigam desenvolver o conhecimento da língua nas crianças em idade pré-escolar
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