O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Sofia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/1084
Resumo: O presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia.
id RCAP_40c0716625f80f1a31edfa13d92af397
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentesAceitação-rejeição;AutoeficáciaO presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia.Repositório Científico da UMAIASilva, Francisca Sofia2020-06-18T14:20:14Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/1084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T16:00:07Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:09:37.984230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
title O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
spellingShingle O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
Silva, Francisca Sofia
Aceitação-rejeição;
Autoeficácia
title_short O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
title_full O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
title_fullStr O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
title_full_unstemmed O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
title_sort O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
author Silva, Francisca Sofia
author_facet Silva, Francisca Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação-rejeição;
Autoeficácia
topic Aceitação-rejeição;
Autoeficácia
description O presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01T00:00:00Z
2018-06-01T00:00:00Z
2020-06-18T14:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/1084
url http://hdl.handle.net/10400.24/1084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130552495767552