O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/1084 |
Resumo: | O presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia. |
id |
RCAP_40c0716625f80f1a31edfa13d92af397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentesAceitação-rejeição;AutoeficáciaO presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia.Repositório Científico da UMAIASilva, Francisca Sofia2020-06-18T14:20:14Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/1084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T16:00:07Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:09:37.984230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
title |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
spellingShingle |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes Silva, Francisca Sofia Aceitação-rejeição; Autoeficácia |
title_short |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
title_full |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
title_fullStr |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
title_full_unstemmed |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
title_sort |
O papel da aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a no stress e na perceção de autoeficácia dos/as docentes |
author |
Silva, Francisca Sofia |
author_facet |
Silva, Francisca Sofia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da UMAIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aceitação-rejeição; Autoeficácia |
topic |
Aceitação-rejeição; Autoeficácia |
description |
O presente estudo procurou analisar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição relativamente ao/à seu/sua superior/a hierárquico/a, o stress e a perceção de autoeficácia de professores/as de 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Sabendo que o/a superior/a hierárquico/a representa uma figura significativa para os/as professores/as, com impacto não só a nível profissional, mas também pessoal, torna-se importante estudar como é que a qualidade da sua relação poderá estar associada a dimensões importantes para o bemestar, ajustamento psicológico e desempenho dos docentes, nomeadamente, stress e perceção de autoeficácia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01T00:00:00Z 2018-06-01T00:00:00Z 2020-06-18T14:20:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.24/1084 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.24/1084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130552495767552 |