Curriculum environmentalization in the Biological Sciences course at a state university in Paraná, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ana Rute Amadeu
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Obara, Ana Tiyomi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20055
Resumo: This study aimed to analyze the Pedagogical Course Projects (PPC) of Biological Sciences of a State University of Paraná, Brazil, in order to assess, through the curriculum and the objectives of the curriculum components, such as Environmental Education covered in the course. The Course’s Pedagogical Projects implemented in 2006, 2011 and 2020 were analyzed. As a reference, the 11 dimensions of environmentalization proposed by the Higher Education Curriculum environmentalization network (ACES) were used to assess whether the components used evidence of environmentalization. The study demonstrated which curricular components of the pedagogical project evolved in relation to the curricular environmentalization of the 2006 PPC to the current one, of 2020, presenting characteristics closer to the 11 dimensions of curricular environmentalization. However, further studies are needed to identify the level of environmentalization and how this process can be successfully implemented. 
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spelling Curriculum environmentalization in the Biological Sciences course at a state university in Paraná, BrazilAmbientalização curricular no curso de Ciências Biológicas numa Universidade Estadual do Paraná, BrasilThis study aimed to analyze the Pedagogical Course Projects (PPC) of Biological Sciences of a State University of Paraná, Brazil, in order to assess, through the curriculum and the objectives of the curriculum components, such as Environmental Education covered in the course. The Course’s Pedagogical Projects implemented in 2006, 2011 and 2020 were analyzed. As a reference, the 11 dimensions of environmentalization proposed by the Higher Education Curriculum environmentalization network (ACES) were used to assess whether the components used evidence of environmentalization. The study demonstrated which curricular components of the pedagogical project evolved in relation to the curricular environmentalization of the 2006 PPC to the current one, of 2020, presenting characteristics closer to the 11 dimensions of curricular environmentalization. However, further studies are needed to identify the level of environmentalization and how this process can be successfully implemented. Este estudio tuvo como objetivo analizar los Proyectos Pedagógicos del Curso (PPC) de Ciencias Biológicas de una Universidad Estatal de Paraná, Brasil, para evaluar, a través del plan curricular y los objetivos de los componentes curriculares, como la Educación Ambiental cubierto en el curso. Se analizaron los proyectos pedagógicos del curso implementados en 2006, 2011 y 2020. Como referencia, se utilizaron las 11 dimensiones de ambientalización propuestas por la red de ambientalización del Currículo de Educación Superior (ACES) para evaluar si los componentes utilizaron evidencia de ambientalización. El estudio demostró qué componentes curriculares del proyecto pedagógico evolucionaron en relación con la ambientalización curricular del PPC 2006 al actual, de 2020, presentando características más cercanas a las 11 dimensiones de la ambientalización curricular. Sin embargo, se necesitan más estudios para identificar el nivel de ambientalización y cómo este proceso puede implementarse con éxito.A ambientalização curricular no ensino superior orienta para um processo educativo inovador que contemple a inserção das temáticas ambiente e sustentabilidade socioambiental, dentro dos princípios da Educação Ambiental, na formação dos futuros profissionais. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a ambientalização curricular nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, de uma Universidade Estadual do Paraná. A metodologia adotada foi a análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) em três momentos de reformulação, nos anos de 2006, 2011 e 2020, tendo como foco de análise a matriz curricular, em especial, a ementa e os objetivos dos componentes curriculares nas duas habilitações existentes. Como referência da análise foram utilizadas as 11 dimensões de ambientalização proposta pela rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). O estudo demonstrou que os componentes curriculares dos PPC dos cursos têm evoluído em direção à ambientalização, conforme os indícios das dimensões levantadas. Contudo, ficou evidente que mais estudos são necessários para identificar a real dimensão da ambientalização no curso de Ciências Biológicas e como este processo pode se efetivar com sucesso. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v12i3.20055https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20055Indagatio Didactica; Vol 12 No 3 (2020); 107-122Indagatio Didactica; Vol. 12 Núm. 3 (2020); 107-122Indagatio Didactica; Vol. 12 No 3 (2020); 107-122Indagatio Didactica; vol. 12 n.º 3 (2020); 107-1221647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20055https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/20055/14559Santana, Ana Rute AmadeuObara, Ana Tiyomiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:18:44Zoai:proa.ua.pt:article/20055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:25.532535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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