Os efeitos da aprendizagem cooperativa na escrita criativa e na crença de autoeficácia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11736 |
Resumo: | A Educação é a Alma Mater à qual está confiada a missão de (trans) formação da pessoa-aluno, enquanto cidadão ativo, reflexivo, criativo e responsável pela sua aprendizagem. Para responder a esta missão, da forma mais eficaz e eficiente possível, tem de fazer acompanhar-se de uma exigência de aquisição contínua que não se restrinja a um produto final, mas atenda ao processo de aprendizagem cumprindo-lhe o dever de ensinar os conhecimentos e competências necessários na preparação dos indivíduos para a vida futura. De forma a desenvolver as competências de escrita criativa podemos recorrer à aprendizagem cooperativa, visto que esta é uma metodologia promotora e altamente recomendada pela literatura pedagógica para o desenvolvimento da escrita criativa, capaz de exercitar a dinamização da originalidade, a promoção à recetividade de ideias, a valorização pelo novo, a oportunidade de interagir e compartilhar ideias e informações que contribuam para o aprimoramento de uma produção textual criativa. O presente projeto pretende dar a conhecer os efeitos produzidos pela aprendizagem cooperativa na praxis educativa em alunos do 2º ciclo do ensino básico, particularmente, na escrita criativa e o seu contributo no desenvolvimento das competências de autoeficácia. Este estudo tem como objetivos construir um teste de escrita criativa versão experimental para alunos do 2º ciclo; avaliar os efeitos da implementação da aprendizagem cooperativa nas competências de escrita criativa e na promoção da crença de autoeficácia dos alunos e refletir sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala de aula. Os participantes são alunos de 2 turmas do 6º ano de escolaridade do 2º ciclo do ensino básico, uma turma experimental, onde foi aplicada a aprendizagem cooperativa, e uma turma de controlo que foi conduzida por uma metodologia tradicional. O mesmo apresenta um estudo misto, quantitativo e qualitativo. Foi usado um desenho quasiexperimental, com pré-teste e pós-teste de textos escritos por alunos e um desenho qualitativo apoiado em observações e notas de campo. Os resultados obtidos em ambas as turmas parecem permitir concluir que a implementação da aprendizagem cooperativa se revelou mais eficaz no desenvolvimento das competências de escrita criativa e da crença de autoeficácia em português comparativamente com uma metodologia mais tradicional. |
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De forma a desenvolver as competências de escrita criativa podemos recorrer à aprendizagem cooperativa, visto que esta é uma metodologia promotora e altamente recomendada pela literatura pedagógica para o desenvolvimento da escrita criativa, capaz de exercitar a dinamização da originalidade, a promoção à recetividade de ideias, a valorização pelo novo, a oportunidade de interagir e compartilhar ideias e informações que contribuam para o aprimoramento de uma produção textual criativa. O presente projeto pretende dar a conhecer os efeitos produzidos pela aprendizagem cooperativa na praxis educativa em alunos do 2º ciclo do ensino básico, particularmente, na escrita criativa e o seu contributo no desenvolvimento das competências de autoeficácia. Este estudo tem como objetivos construir um teste de escrita criativa versão experimental para alunos do 2º ciclo; avaliar os efeitos da implementação da aprendizagem cooperativa nas competências de escrita criativa e na promoção da crença de autoeficácia dos alunos e refletir sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala de aula. Os participantes são alunos de 2 turmas do 6º ano de escolaridade do 2º ciclo do ensino básico, uma turma experimental, onde foi aplicada a aprendizagem cooperativa, e uma turma de controlo que foi conduzida por uma metodologia tradicional. O mesmo apresenta um estudo misto, quantitativo e qualitativo. Foi usado um desenho quasiexperimental, com pré-teste e pós-teste de textos escritos por alunos e um desenho qualitativo apoiado em observações e notas de campo. Os resultados obtidos em ambas as turmas parecem permitir concluir que a implementação da aprendizagem cooperativa se revelou mais eficaz no desenvolvimento das competências de escrita criativa e da crença de autoeficácia em português comparativamente com uma metodologia mais tradicional.Education is the Alma Mater to which the mission of (trans) formation of the personstudent is entrusted, as an active, reflective, creative and responsible citizen for their learning. To respond to this mission, as effectively and efficiently as possible, it must be accompanied by a demand for continuous acquisition that is not restricted to a final product, but attends to the learning process, fulfilling its duty to teach knowledge and skills necessary to prepare individuals for future life. In order to develop creative writing skills, we can resort to cooperative learning, as this is a methodology that promotes and is highly recommended by the pedagogical literature for the development of creative writing, capable of exercising originality, promoting receptivity of ideas, appreciation for the new, the opportunity to interact and share ideas and information that contribute to the improvement of a creative textual production. This project aims to raise awareness of the effects produced by cooperative learning in the educational praxis of students in the 2nd cycle of primary school, particularly in creative writing and its contribution to the development of self-efficacy skills. This study aims to build a test of creative writing experimental version for students of the 2nd cycle; evaluate the effects of implementing cooperative learning on creative writing skills and on promoting students' self-efficacy beliefs and reflect on the methodology of cooperative learning in the classroom. The participants are students from 2 classes of the 6th grade of the 2nd cycle of primary school, an experimental class, where cooperative learning was applied, and a control class that was conducted using a traditional methodology. It presents a mixed, quantitative and qualitative study. A quasi-experimental design was used, with pre-test and post-test texts written by students and a qualitative design supported by observations and field notes. The results obtained in both classes suggest that implementing cooperative learning proved more effective in developing creative writing skills and self-efficacy beliefs in Portuguese than in a more traditional methodology.2023-09-15T10:35:45Z2023-06-21T00:00:00Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11736porMarques, Sónia Cristina Mesquita Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:21.414715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Educação é a Alma Mater à qual está confiada a missão de (trans) formação da pessoa-aluno, enquanto cidadão ativo, reflexivo, criativo e responsável pela sua aprendizagem. Para responder a esta missão, da forma mais eficaz e eficiente possível, tem de fazer acompanhar-se de uma exigência de aquisição contínua que não se restrinja a um produto final, mas atenda ao processo de aprendizagem cumprindo-lhe o dever de ensinar os conhecimentos e competências necessários na preparação dos indivíduos para a vida futura. De forma a desenvolver as competências de escrita criativa podemos recorrer à aprendizagem cooperativa, visto que esta é uma metodologia promotora e altamente recomendada pela literatura pedagógica para o desenvolvimento da escrita criativa, capaz de exercitar a dinamização da originalidade, a promoção à recetividade de ideias, a valorização pelo novo, a oportunidade de interagir e compartilhar ideias e informações que contribuam para o aprimoramento de uma produção textual criativa. O presente projeto pretende dar a conhecer os efeitos produzidos pela aprendizagem cooperativa na praxis educativa em alunos do 2º ciclo do ensino básico, particularmente, na escrita criativa e o seu contributo no desenvolvimento das competências de autoeficácia. Este estudo tem como objetivos construir um teste de escrita criativa versão experimental para alunos do 2º ciclo; avaliar os efeitos da implementação da aprendizagem cooperativa nas competências de escrita criativa e na promoção da crença de autoeficácia dos alunos e refletir sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa em sala de aula. Os participantes são alunos de 2 turmas do 6º ano de escolaridade do 2º ciclo do ensino básico, uma turma experimental, onde foi aplicada a aprendizagem cooperativa, e uma turma de controlo que foi conduzida por uma metodologia tradicional. O mesmo apresenta um estudo misto, quantitativo e qualitativo. Foi usado um desenho quasiexperimental, com pré-teste e pós-teste de textos escritos por alunos e um desenho qualitativo apoiado em observações e notas de campo. Os resultados obtidos em ambas as turmas parecem permitir concluir que a implementação da aprendizagem cooperativa se revelou mais eficaz no desenvolvimento das competências de escrita criativa e da crença de autoeficácia em português comparativamente com uma metodologia mais tradicional. |
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