A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57428 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_4129509cb8706d87abef679481230d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticosMeios audiovisuaisHistória - Estudo e ensinoTecnologias da informação e da comunicaçãoTeorias da educaçãoEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório da prática de ensino supervisionada apresenta-se como uma proposta da importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem do primeiro módulo de “História A” relativo ao 12.º ano de escolaridade do Ensino Secundário. A lecionação foi realizada com os alunos da turma D, na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, situada no concelho de Almada e abrangeu o “Módulo n.º 7: Crises, Embates Ideológicos e Mutações Culturais na primeira metade do século XX” mais especificamente a “Unidade Didática n.º 2: O Agudizar das Tensões Políticas e Sociais a partir dos anos 30”. Ao desejarmos formar seres humanos em toda a sua complexidade, difundindo não apenas conhecimento histórico, mas igualmente valores civilizacionais indispensáveis, é nosso dever empregar metodologias que vão ao encontro dos alunos, descobrindo as melhores estratégias de ensino e aprendizagem em consonância com as teorias educacionais de aprendizagem. A escolha do tema “A Importância dos Conteúdos Audiovisuais no Ensino e Aprendizagem de História: Exemplo Práticos” pretende demonstrar que a lecionação aliada a conteúdos audiovisuais atuais, estimulantes, ponderados e adequados, poderá conduzir o conhecimento a níveis superiores de consecução originando um contributo positivo no reforço da aprendizagem dos alunos, potenciando significativamente a experiência educativa. Procedemos a uma exposição acerca das teorias educacionais de aprendizagem aplicadas e das possibilidades didáticas dos conteúdos audiovisuais, não esquecendo que o foco fundamental deste relatório foi a vertente prática, em que realizamos a concretização do tema e em que tivemos a oportunidade de refletir relativamente aos seus resultados.The present report of the supervised teaching practice is presented as a proposal of the importance of the audio-visuals contents in the teaching and learning of the first module of “History A” concerning the 12th year of secondary education. The teaching was carried out with the students of class D, in the Secondary School Cacilhas-Tejo, located in the council of Almada and covered the “Module no. 7: Crises, Ideological Clashes and Cultural Mutations in the first half of the twentieth century” more specifically the “Teaching Unit no. 2: The Sharpening of Political and Social Tensions from the 1930`s”. As we wish to train human beings in all their complexity, spreading not only historical knowledge, but also indispensable civilizational values, it is our duty to employ methodologies that meet the students' needs, discovering the best teaching and learning strategies in line with the educational theories of learning. The choice of the theme “The Importance of AudioVisuals Contents in the Teaching and Learning of History: Practical Examples” intends to demonstrate that teaching allied with current, stimulating, thoughtful and adequate audio-visuals contents, may lead knowledge to higher levels of achievement originating a positive contribution in the reinforcement of students' learning, significantly enhancing the educational experience. We proceeded to an exposition about the applied educational theories of learning and the didactic possibilities of audio-visuals contents, not forgetting that the fundamental focus of this report was the practical side, in which we carried out the implementation of the theme and had the opportunity to reflect on its results.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaSequeira, Hélio Roberto Martins2023-05-16T13:32:51Z2022-10-032022-09-022022-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57428porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:54.471777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
title |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
spellingShingle |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos Sequeira, Hélio Roberto Martins Meios audiovisuais História - Estudo e ensino Tecnologias da informação e da comunicação Teorias da educação Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
title_full |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
title_fullStr |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
title_full_unstemmed |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
title_sort |
A importância dos conteúdos audiovisuais no ensino e aprendizagem de história : exemplos práticos |
author |
Sequeira, Hélio Roberto Martins |
author_facet |
Sequeira, Hélio Roberto Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sequeira, Hélio Roberto Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios audiovisuais História - Estudo e ensino Tecnologias da informação e da comunicação Teorias da educação Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Meios audiovisuais História - Estudo e ensino Tecnologias da informação e da comunicação Teorias da educação Ensino-aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03 2022-09-02 2022-10-03T00:00:00Z 2023-05-16T13:32:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57428 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134632757690368 |