Representações matemáticas e suas funções na generalização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17119 |
Resumo: | O foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra. |
id |
RCAP_413ede56278a98f5a11d98abd5128647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações matemáticas e suas funções na generalização.pensamento algébricorepresentaçõesgeneralizaçãoletra como símbolotabelasO foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra.Associação de Professores de Matemática2016-01-29T16:17:59Z2016-01-292015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17119http://hdl.handle.net/10174/17119porInfante, M., Canavarro, A. P. (2015). Representações matemáticas e suas funções na generalização. in A. P. Canavarro, L. Santos, C. Nunes, H. Jacinto (Orgs.), Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015 (pp.137-156). Évora: APM.ndapc@uevora.ptAtas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015229Infante, Maria da LuzCanavarro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:04:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:23.644284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
title |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
spellingShingle |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. Infante, Maria da Luz pensamento algébrico representações generalização letra como símbolo tabelas |
title_short |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
title_full |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
title_fullStr |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
title_full_unstemmed |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
title_sort |
Representações matemáticas e suas funções na generalização. |
author |
Infante, Maria da Luz |
author_facet |
Infante, Maria da Luz Canavarro, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Canavarro, Ana Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Infante, Maria da Luz Canavarro, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pensamento algébrico representações generalização letra como símbolo tabelas |
topic |
pensamento algébrico representações generalização letra como símbolo tabelas |
description |
O foco deste artigo é o uso das representações matemáticas pelos alunos com vista à identificação e expressão de generalizações no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico. Procuramos responder a duas questões concretas: i) Como representam os alunos as suas ideias algébricas relativas à procura e à expressão de generalizações? ii) Que funções assumem as diferentes representações que adotam? Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade realizado no quadro de uma experiência de ensino envolvendo uma sequência de doze tarefas, que apelavam à generalização, eram contextualizadas na realidade, e foram exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática. Os alunos revelaram ser capazes de usar todas as representações simbólicas mas com predominância distintas e funções diferentes. Assim, concluímos que os alunos recorrem com muita eficácia a tabelas quando se trata de representar e organizar dados relativos a variáveis de modo a procurar identificar relações entre as mesmas. Por sua vez, para expressarem generalizações encontradas, recorreram quase sempre a expressões algébricas compostas por símbolos numéricos, sinais e letras, complementadas com a palavra em linguagem natural. Sublinha-se ainda que a maior parte das vezes, a expressão geral em linguagem formal foi obtida por paralelismo, depurada através de análise da estrutura das expressões numéricas usadas no estudo de casos particulares, salientando-se assim a importância do estabelecimento de pontes entre a Aritmética e a Álgebra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-29T16:17:59Z 2016-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17119 http://hdl.handle.net/10174/17119 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Infante, M., Canavarro, A. P. (2015). Representações matemáticas e suas funções na generalização. in A. P. Canavarro, L. Santos, C. Nunes, H. Jacinto (Orgs.), Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015 (pp.137-156). Évora: APM. nd apc@uevora.pt Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2015 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136576447447040 |