Recreio: Espaço educativo promotor de aprendizagens nas crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Augusto Jorge de jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6028
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio tem como principais objetivos a reflexão sobre práticas em contexto de estágio e o trabalho de investigação devidamente articulado com as experiências tidas nas Práticas de Ensino Supervisionado (PES). Na primeira parte, recorremos ao material por nós elaborado ao longo da PES nos contextos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar, bem como toda a literatura e legislação em vigor, articulando conhecimentos fundamentais para as nossas atividades letivas. Na segunda parte deste relatório, encontramos o trabalho de investigação em que procuramos definir e identificar as práticas de recreio das crianças em contexto escolar. Para isso, realizámos observação assente em três dimensões: práticas, espaços de interação e equipamentos de recreio. A partir das dimensões de observação feitas e da análise dos documentos formais analisados, construímos o corpus deste estudo, com o objetivo de estudar as atividades preferenciais das crianças em recreio, assim como os fatores que influenciam a consecução dessas mesmas atividades. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1. As atividades de recreio são intensas e envolventes em que as crianças perdem a noção do tempo em atividades realizadas em pleno prazer, curiosidade, liberdade e alegria; 2. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola mais importantes para as crianças, porque proporciona momentos de convívio e jogo livre, onde a socialização e a cooperação adquirem particular relevância; 3. A brincadeira livre está profundamente ligada à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida das crianças, nesta perspetiva devemos criar espaços desafiantes de exploração livre; 4. Os diferentes espaços (exterior e interior) para brincar na escola são fundamentais para a construção pedagógica dos professores, por isso a observação das atividades nestes contextos é necessária e basilar para o processo de desenvolvimento de certas competências das crianças; 5. As atividades de recreio devem assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização destes espaços devem ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa; 6. As escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos espaços letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos mais lúdicos e de recreação.
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Para isso, realizámos observação assente em três dimensões: práticas, espaços de interação e equipamentos de recreio. A partir das dimensões de observação feitas e da análise dos documentos formais analisados, construímos o corpus deste estudo, com o objetivo de estudar as atividades preferenciais das crianças em recreio, assim como os fatores que influenciam a consecução dessas mesmas atividades. Os resultados encontrados apontam para o seguinte conjunto de principais conclusões: 1. As atividades de recreio são intensas e envolventes em que as crianças perdem a noção do tempo em atividades realizadas em pleno prazer, curiosidade, liberdade e alegria; 2. O recreio constitui-se como um dos espaços da escola mais importantes para as crianças, porque proporciona momentos de convívio e jogo livre, onde a socialização e a cooperação adquirem particular relevância; 3. A brincadeira livre está profundamente ligada à aprendizagem, principalmente nos primeiros anos de vida das crianças, nesta perspetiva devemos criar espaços desafiantes de exploração livre; 4. Os diferentes espaços (exterior e interior) para brincar na escola são fundamentais para a construção pedagógica dos professores, por isso a observação das atividades nestes contextos é necessária e basilar para o processo de desenvolvimento de certas competências das crianças; 5. As atividades de recreio devem assumir claramente o seu carácter formativo, onde a iniciativa e responsabilidade na organização destes espaços devem ir ao encontro das aspirações das crianças e de toda a comunidade educativa; 6. As escolas e os professores devem estar implicados nos diferentes contextos promotores de formação e desenvolvimento, tanto ao nível dos espaços letivos e curriculares como também nos de enriquecimento curricular e nos mais lúdicos e de recreação.The main goal of this Final Written Report is to show the reflection on practices in the context of teaching training and the research work duly articulated with the experiences of supervised teaching practices (PES). In the first part, we used the material developed by us during PES for the Primary School and Pre-school Education, as well as all the literature and the current legislation, articulating fundamental knowledge for our teaching activities. In the second part of this report, you will find the research work in which we intent to define and identify the playground activities of children in school context. To this end, we did some monitoring based on three dimensions: behaviour practices, places of interaction and playground equipment. The corpus of this study was conducted according to the dimensions of the monitoring made and the analysis of supporting formal documents, with the purpose of studying the preferential activities of children during playground, as well as the factors that influence the achievement of these same activities. The results found suggest the following set of main conclusions: 1. The playground activities are intense and engaging and children lose track of time in activities carried out with full joy, curiosity, freedom and fun; 2. The playground is one of the most important activities at school for children because it provides great moments of living and free playing, where socialization and cooperation take particular relevance; 3. Free playing is deeply linked to learning, especially in the early years of the children's lives, in this perspective we must create challenging spaces of free exploitation; 4. The different spaces (outer and inner) to play in the school are fundamental for the pedagogical structure of the teachers, so the monitoring of the activities in these contexts is necessary and basic for the process of development of certain children's competences; 5. Playground activities should clearly assume their educational character, where initiative and responsibility in the organization of these spaces should meet the aspirations of the children and the entire educational community; 6. Schools and teachers should be involved in the different contexts of encourage training and development, both at formal and non-formal learning.Eira, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Augusto Jorge de jesus2019-12-16T09:58:53Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6028TID:202339033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:18Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:01.473404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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