O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44624 |
Resumo: | O estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo. |
id |
RCAP_41648141a3e957d73937e8366667378c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolarEmoçõesCompetências SocioemocionaisGerir ConflitosRegular EmoçõesO estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumSimões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges2023-04-24T09:25:52Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44624TID:203279530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T02:15:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:16.354194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
title |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
spellingShingle |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges Emoções Competências Socioemocionais Gerir Conflitos Regular Emoções |
title_short |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
title_full |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
title_fullStr |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
title_sort |
O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar |
author |
Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges |
author_facet |
Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Competências Socioemocionais Gerir Conflitos Regular Emoções |
topic |
Emoções Competências Socioemocionais Gerir Conflitos Regular Emoções |
description |
O estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-24T09:25:52Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44624 TID:203279530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44624 |
identifier_str_mv |
TID:203279530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131582809767936 |