O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44624
Resumo: O estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo.
id RCAP_41648141a3e957d73937e8366667378c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolarEmoçõesCompetências SocioemocionaisGerir ConflitosRegular EmoçõesO estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumSimões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges2023-04-24T09:25:52Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44624TID:203279530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T02:15:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:16.354194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
title O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
spellingShingle O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges
Emoções
Competências Socioemocionais
Gerir Conflitos
Regular Emoções
title_short O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
title_full O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
title_fullStr O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
title_full_unstemmed O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
title_sort O papel das emoções na gestão de conflitos em contexto de educação pré-escolar
author Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges
author_facet Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Maria Margarida Figueiredo d'Abreu Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Competências Socioemocionais
Gerir Conflitos
Regular Emoções
topic Emoções
Competências Socioemocionais
Gerir Conflitos
Regular Emoções
description O estudo que se apresenta neste Relatório Final foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de estágio, num Jardim de Infância em Coimbra, com um grupo de 20 crianças. O projeto de intervenção desenvolvido neste contexto surgiu com o intuito de gerir os conflitos existentes no grupo. Face à situação foi formulada a seguinte questão de investigação: “De que modo uma intervenção no jardim de infância que parta das emoções poderá ter efeitos na gestão de conflitos, desenvolvendo competências socioemocionais de crianças dos 3 aos 6 anos? Foi objetivo da intervenção: Conceber, implementar e avaliar, em contexto de jardim de infância, um projeto que possibilite às crianças aprender a gerir emoções em situações de conflito entre pares. Após a intervenção com a duração de cerca de 5 semanas, foi possível constatar que estratégias de regulação de emoções, outrora descartadas pelos/as intervenientes, começaram a ser postas em prática e o grupo foi revelando as suas competências socio emocionais. Os resultados revelaram o efeito positivo da implementação do projeto tendo sido notório que os conflitos que existiam, apesar de não terem desaparecido completamente, foram sendo atenuados. Conclui-se, assim, a importância do/a educador/a observar atentamente as crianças a fim de poder intervir em prol do seu bem-estar individual e coletivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T09:25:52Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44624
TID:203279530
url http://hdl.handle.net/10400.26/44624
identifier_str_mv TID:203279530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131582809767936